Divulgação Eed4923a c863 4190 8460 6801cfecbd51 Dr. Bip

Esquecer de algumas coisas em uma rotina cada vez mais acelerada é comum, mas pode se tornar um problema quando se trata de saúde: esquecer o horário de tomar um medicamento, por exemplo, pode comprometer o tratamento. Pensando também nisso, os médicos Alberto Aguiar e Vinícius Menezes, ortopedista e cardiologista, respectivamente, criaram o Dr. Bip, aplicativo gratuito que lembra a hora certa de ingerir o remédio e disponibiliza para o médico o histórico de saúde do paciente. 

Os médicos que atuam em Araguaiana, no Tocantins, explicam que, por meio do despertador sonoro, o paciente lembra de tomar o remédio e, tanto a família quanto o médico podem acompanhar o uso correto da medicação. O Dr. Bip também exibe na tela do aparelho celular a seleção de medicamentos com horários e frequência de uso, sem limite de agendamento. 

Um dos pontos mais inovadores do aplicativo, cuja utilização é uma novidade exclusiva das Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) de Maceió, é a possibilidade de o paciente ter a receita médica, emitida autenticada e certificada digitalmente, sem o uso de papel. 

“A certificação digital permite a dispensa do medicamento através de um código e o acompanhamento seguro no controle de estoque, com capacidade de se efetivar programas voltados à medicina preventiva”, explicou Sandra Gico, diretora-técnica das UPAS da capital, onde o aplicativo está em funcionamento.

O Dr. Bip mantém um arquivo do histórico do paciente, que pode ser acessado a qualquer hora pelo médico que o acompanha, para verificar se a prescrição está sendo cumprida ou se o tratamento está dando certo, por exemplo, facilitando a decisão pela continuidade ou mudança de abordagem.

“Com avanço da tecnologia e do uso do celular, a chegada de um aplicativo como esse é um auxílio direto na organização do paciente, que deve ser colaborativo com o tratamento. Ele vai ajudar muito as pessoas”, avaliou o contador Eliezer Barros, usuário do aplicativo.  

O Dr. Bip pode ser baixado de forma gratuita pelo site http://drbip.com.br, ou por meio da versão disponível para o sistema operacional do dispositivo móvel. Lançado inicialmente para a plataforma Android, a expectativa é que ainda este mês o aplicativo esteja disponível também para o sistema IOS (Apple).