Assessoria Bab139a3 a62f 4db6 b858 3a51cd4f0fd1

A abertura de uma exposição com imagens de mulheres que superaram o câncer de mama marcou, nesta segunda-feira (2), o início das atividades alusivas ao Outubro Rosa. A ação, realizada pela Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas, ocorre até o próximo dia 31, em frente ao Kinoplex, localizado no segundo piso do Maceió Shopping, no bairro Mangabeiras.

A exposição é composta por imagens de diversos fotógrafos alagoanos, entre eles Thiago Sobral. De acordo com ele, as fotografias mostram mulheres que travaram uma luta contra o câncer de mama e venceram a doença, que tem cura, mas, para muitas pessoas, é encarada com uma sentença de morte. “Busquei revelar a beleza da luta, mostrando o vigor e a determinação da modelo”, destacou.

A advogada e professora Leny Gonzaga, que foi modelo de uma das obras, destacou a importância de inspirar outras mulheres na luta contra o câncer de mama. “Em um momento de fragilidade é importante que a mulher mantenha acesa a sua autoestima e lembre que todas nós somos muito maiores do que qualquer doença”, salientou.

O evento foi prestigiado pelo secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, que destacou a importância da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Alagoas, na prevenção e apoio as pacientes com câncer.

“A gestão estadual não poderia deixar de prestigiar esse evento, porque a Rede Feminina de Combate de Câncer de Alagoas tem se destacado em sua missão de oferecer apoio e informação à população”, ressaltou.

Christian Teixeira salientou que o Governo do Estado tem realizado investimentos maciços para a estruturação e ampliação da Rede de Oncologia. “Estamos realizando a construção de hospitais especializados, além de firmar parcerias com instituições privadas, promovendo mais acessibilidade e resolutividade a todas as alagoanas”, reforçou o secretário de Estado da Saúde.

A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Fátima Canuto, lembrou que iniciativas como a promovida pela entidade, levam a todos a conscientização da busca pelo exame e diagnóstico precoce.

“Uma vida saudável, com alimentação balanceada, atividades físicas e sem excesso de álcool e consumo de cigarro, é importante para a prevenção do câncer. Além disso, é essencial que todas as mulheres realizem o autoexame e procurem o médico regularmente. O diagnóstico precoce permite uma maior taxa de cura além de evitar sequelas”, explicou.