G1 063973ad 2378 47d6 bff1 fb4148abb51e Coligação pró Renan terá mais de 10 partidos

Partidos aliados ou teoricamente alinhados com o governador Renan Filho (PMDB) já começam a definir os seus chamados ‘puxadores de voto’ e até uma lista com prováveis candidatos a deputado federal foi parar nas redes sociais, neste fim de semana. São mais de 10 partidos que formarão o Chapão com expectativa de eleger entre 4 e 6 parlamentares.

Com as pesquisas indicando o bom índice de popularidade de Renan Filho (PMDB), o número de partidos aliados deve crescer ainda mais nos próximos meses. Por outro lado, já que a oposição prefere esperar o início de 2018 para definir quem será o candidato que vai disputar o cargo de governador, o grupo de Rui Palmeira (PSDB) perde importantes lideranças políticas.

Os destaques

A lista dos pré-candidatos a deputado federal inclui nomes como o deputado federal Ronaldo Lessa (PDT) que ainda mantém cargos de confiança na gestão do prefeito de Maceió e Severino Pessoa (PSC) que pretende abrir mão de disputar a reeleição para estadual e concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados. Pessoa deve apoiar a candidatura da esposa, Fabiana Pessoa (PRB), atual vice-prefeita de Arapiraca.

Os pré-candidatos a deputado federal do Chapão são: Ronaldo Lessa (PDT), Sérgio Toledo (PSC), Carimbão (PHS), Paulão (PT), Nivaldo Albuquerque (PTB), Severino Pessoa (PSC), Regis Cavalcante (PPS), Ricardinho Santa Ritta (PMDB), Álvaro Vasconcelos (PTC), Robinho das Grotas (PT), Marcelo Victor (PSD), Rosinha da Adefal (Avante), Claudia Petuba (PCdoB), Sandra Menezes (PV),
Ziane Costa (PMDB).

A tendência é que nos próximos meses também sejam divulgados os nomes dos pré-candidatos a deputado estadual, incluindo os atuais parlamentares que vão tentar renovar o mandato em 2018. Outra expectativa será quanto ao nome do vice de Renan que, pelo ‘andar da carruagem’ não deve manter o secretário de Estado de Educação, Luciano Barbosa, na chapa majoritária puro sangue.