Foto: Folha de São Paulo F0563e66 92bc 4a4a 824b 6db0b93a0ab3 Ex-presidente Lula

Condenado em primeira instância pelo juiz federal Sérgio Moro, Lula aparece como vencedor em um eventual segundo turno, com exceção de uma disputa hipotética contra o próprio Moro. Os dois têm empate técnico, segundo o site do jornal Folha de S.Paulo.

O levantamento ainda aponta o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) empatados em segundo lugar, com ele oscilando entre 16 e 17 por cento e ela entre 13 e 14 por cento em eventual disputa com o ex-presidente.

Conforme o Datafolha, tanto o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin , quanto o prefeito da capital paulista, João Dória, ambos do PSDB, atingem 8 por cento das intenções de voto em um cenário que inclui Lula, Bolsonaro e Marina como adversários.

Em um segundo turno, o ex-presidente pela primeira vez leva vantagem sobre todos os concorrentes, exceto Moro. Na pesquisa divulgada em junho, Lula já tinha mais intenções de votos que seus principais adversários, mas empatava com Marina e o juiz federal em um segundo turno.

A candidatura do ex-presidente pode ser inviabilizada caso ele seja condenado em segunda instância. Neste caso, 26 por cento disseram que votariam com certeza em alguém indicado por ele, mostrou o Datafolha.

A pesquisa completa será publicada na edição de domingo do jornal Folha de S.Paulo.

O levantamento, realizado nos dias 27 e 28 de setembro, ouviu 2.772 pessoas em 194 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.