Foto: Ascom Ifal Ab1416ea 807b 4f74 9d6b 480d7e223a69

Um estudante do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus de Arapiraca conquistou o bicampeonato na Copa Rio Info de Algoritmos (Cria) 2017. Eduardo Lúcio Correia venceu estudantes de IFs dos estados do Rio Grande do Sul e Rio Grande do Sul. A etapa final, que premiou o alagoano, aconteceu no Rio de Janeiro, na última quarta-feira, 27.

A competição tem o objetivo de estimular os alunos de Ensino Médio/técnico, na área de informática, e em especial, programação. Ela tem nível nacional e possui duas fases, a primeira é realizada nas escolas, onde os alunos passam por uma prova, com três horas de duração.  Os três concorrentes com a melhor pontuação no Brasil são classificados para a segunda fase, que acontece na capital fluminense dentro do evento Rio Info. As duas etapas são compostas de questões que após serem resolvidas devem ser enviadas online, na plataforma deles.

À imprensa, Eduardo contou que se preparou fazendo exercícios durante a maior parte do tempo. O estudante disse que a organização do evento disponibilizou algumas questões para que os competidores pudessem treinar. O jovem enfatizou que só tomou conhecimento da competição, na época de sua primeira participação, porque a professora Cledja Rolim o inscreveu.

Eduardo disse que pretende ser cientista da computação e que os algoritmos tem muita importância para o futuro.

A Cria é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Informática do Estado do Rio de Janeiro (TI Rio) e da Federação Nacional das Empresas de Informática (Fenainfo), com o apoio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e Riosoft.