Foto: Assessoria 4d7f6c77 d9d4 4e29 af8a 34108948a1aa

O  Chá de Memória é um projeto do Governo de Alagoas, através do Arquivo Público Estadual, que visa resgatar a Historia de Alagoas com base no resgate da memória dos municípios. Nesta quinta edição em São José da Laje foi abordado o tema: "O legado histórico cultural e econômico da família Lyra em São José da Laje", ministrado por Thereza Lyra Collor, embaixadora do Turismo e Historiadora, que dissertou brilhantemente sobre a apoteótica saga de sua família na colaboração direta na formação da comunidade local através da Usina Serra Grande.

"Meus antepassados deixaram registrado em nossa história, o fato da preocupação humanitária com os funcionários em suas diversas ações sociais, já naquela época, que beneficiavam diretamente os empregados e suas famílias". Falou Thereza Lyra Collor, na abertura do Chá de Memória.

Na oportunidade foi lançada a campanha para restauração do órgão de tubos da Igreja Matriz de São José. Um instrumento trazido da França pelo Cônego Benigno Pereira Lyra em seu retorno ao Brasil em 1927. Há cerca de 40 anos inutilizado pelas sequelas do tempo e pelas inovações tecnológicas que também levaram ao seu repouso.  

A campanha para restauração deste instrumento é uma ação conjunta entre sociedade civil e o poder executivo da cidade. O Prefeito Rodrigo Valença associado ao vice prefeito Dr. Junior Freitas, a Secretária Municipal de Cultura Jacineide Maia, a Thereza Collor, ao Padre Josemildo Santos e demais personalidades da sociedade lajense, fomentam esta ação que visa captação de recursos através de doações para possibilitar a execução trabalho de recuperação do instrumento centenário. "A comunidade alagoana o nosso sentimento em colaborar com a restauração deste instrumento musical, que irá abrilhantar os cânticos na bela Igreja Matriz de São José da Laje, as contribuições podem ser realizadas na conta bancária da Paróquia local", finalizou Thereza Lyra.