Foto: Assessoria 216dbe35 fd21 4c90 a564 d1340a64fbaa
Após a derrubada do veto ao Projeto de Lei que trata sobre a inclusão da dosagem de vitamina D nos exames de rotina solicitados nas unidades de saúde de Maceió, a Câmara Municipal publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (28), a promulgação da Lei nº 6.694 de autoria da vereadora Fátima Santiago. 
 
A Lei determina que a Secretaria Municipal de Saúde deverá notificar as Unidades de Saúde, de modo a orientar os médicos sobre a inclusão da solicitação de dosagem de vitamina D, no rol dos exames de rotinas pedidos aos pacientes. 
 
A vereadora, que também é médica, explica que, atualmente, cerca de 70% das pessoas possuem algum tipo de deficiência devido a falta de vitamina D no organismo. "Uma das funções da vitamina D é evitar o envelhecimento dos órgãos. A deficiência da vitamina acelera o envelhecimento da pele e outros órgãos e expõe as pessoas às doenças como Alzheimer, câncer, osteoporose e problemas cardíacos. O exame preventivo será um passo importante para que as pessoas possam saber se possuem deficiência na vitamina D, e adotar as medidas necessárias para a reposição, inclusive, podendo modificar hábitos alimentares", defende, Santiago