Assessoria 2a52057e 7c5a 4db9 9a4d 2c8b6116c5e8

Proposta pelo deputado estadual Tarcizo Freire (PP), uma Audiência Pública foi realizada na última sexta-feira 22, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado, em Maceió, com o tema “O meio ambiente no Estado de Alagoas”.

Além do deputado Tarcizo Freire, que presidiu a audiência, participaram do debate o presidente da Comissão do Meio Ambiente da Casa, deputado Dudu Hollanda (PSD), o consultor ambiental Alder Flores; prefeito de Teotônio Vilela e ex-deputado estadual, Joãozinho Pereira; secretário municipal do Meio Ambiente de Pilar e ex-deputado estadual, Marçal Fortes; professor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Carlos Ruberto Fragoso; advogado Marcelo Ribeiro, representante da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas; vice-prefeito de Chã Preta, Áureo Teixeira; e o secretário municipal do Meio Ambiente de Campo Alegre, Leonardo Monteiro.

Alder Flores falou sobre o encerramento dos lixões e a implantação de aterros sanitários, além de questões relativas ao complexo lagunar.

Durante o evento, Carlos Ruberto, que também é especialista na questão ambiental, realizou uma apresentação abordando o “O Presente e o Futuro do Complexo Estuariano Lagunar Mundau e Manguaba”.

Para Marçal, o Fundo Estadual de Meio Ambiente é muito importante e precisa ser criado. Já que o fundo de Recursos Hídricos tem em caixa 10 milhões, precisa ser aplicado em políticas públicas, deve ser feito com o apoio da Casa de Tavares Bastos.

O deputado Tarcizo Freire ao fazer uso da tribuna, citou que muitos são os problemas ambientais que afetam o Brasil, desde a poluição do ar, da água e do solo, assim como o desmatamento, os lixões em locais inapropriados, a caça e a pesca predatória, o desperdício de recursos naturais e o aquecimento global. Segundo o parlamentar, o homem vem destruindo o Planeta Terra com a poluição. É necessário enfrentar e aprofundar o debate na busca desoluções na defesa do meio ambiente. Por isso a importância de trazer o assunto para ser discutido na Assembleia.

Ao final, Tarcizo Freire agradeceu a participação dos presentes e reafirmou seu compromisso de lutar pelo meio ambiente do estado de Alagoas e do Brasil, naquilo que estiver ao seu alcance.