Agência Alagoas 4cadb139 c2ad 43a1 a8bd 974485e48c05

Será realizado nesta sexta-feira (22), no Parque Shopping Maceió, ações de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. As atividades iráão ocorrer das 13h às 19h, e contam com o apoio da Central de Transplantes de Alagoas, por meio da Organização de Procura de órgãos (OPO) do Hospital Geral do Estado (HGE).

 

A mesma ação foi realizada nesta quinta-feira (21) no Maceió Shopping e contou com a presença de muitas pessoas. Segundo o idoso José Ivan Tavares, há alguns anos ele fez questão de colocar em seu RG sua opção de doador de órgãos por pensar que pode salvar vidas e ajudar alguém.  

 

Durante as ações também são oferecidos alguns exames como aferição de pressão e o teste para detectar hepatites B e C, além de falar sobre a importância de informar a família sobre a decisão de ser doador.

 

A coordenadora de Enfermagem da OPO, Claudete Balzan, ressaltou que a ação faz parte do Setembro Verde, campanha alusiva ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, que transcorre no próximo dia 27. Disse ainda que muitas pessoas se recusam a doar, chegando a um percentual de 70% dos familiares de pacientes com morte encefálica. Eles alegam que não conhecem a vontade do parente.