Foto: Agência Alagoas 43a97870 e6c7 45f5 aee6 2f69b7332cd2 Obras prometem minimizar o problema dos transbordamentos de esgoto e das línguas sujas na capital.

As obras de esgotamento sanitário da Bacia da Pajuçara e da Linha Expressa, na capital estão sendo finalizadas pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra). Nos próximos 15 dias, a pasta estará com frentes de trabalho no cruzamento entre a rua Soldado Eduardo dos Santos e a Avenida Doutor José Sampaio, na Pajuçara.

Trechos das duas vias serão interditados para interligação entre a rede de coleta de esgotos da nova Bacia da Pajuçara e a Linha Expressa. Juntas, as duas obras prometem minimizar o problema dos transbordamentos de esgoto e das línguas sujas em Maceió, ocasionados pela saturação do antigo sistema coletor da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

A ampliação da Bacia da Pajuçara irá reforçar a coleta de esgoto nos bairros de Jacarecica, Cruz das Almas, Mangabeiras, Stella Maris, Jatiúca e Pajuçara e conduzir os dejetos até a Estação Elevatória da Praça Lions.

O novo sistema terá funcionalidade após a sua integração à Linha Expressa, a primeira obra de esgotamento sanitário executada com recursos exclusivos do Governo de Alagoas, orçada em R$ 8,2 milhões.

A Linha Expressa é uma obra complementar à Bacia, com 2,5 mil metros de tubulação, da Estação Elevatória à Estação de Tratamento, localizada na Praça Treze de Maio (Poço), e ao Emissário Submarino.

Desvios

Com as novas frentes de obra, os motoristas que circulam pela região devem ficar atentos às mudanças no trânsito, nos próximos 15 dias.

Para aqueles que se locomovem da Jatiúca, sentido Pajuçara, pela rua Soldado Eduardo dos Santos (Jatiúca), a recomendação é acessar a rua Duas Irmãs (Poço). Já para quem realiza o trajeto a partir do Centro, pela rua Pedro Américo (Poço), a orientação é desviar pelas ruas José Fragoso e Ruth Reis (Poço). No local, também há placas de sinalização da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) indicando os desvios.