Foto: Agência Alagoas Cae762ff 8ec8 42a6 a524 74b624a03989 Evento visa efetivar a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), vai realizar o I Encontro de Gestores e Gestoras sobre a Diversidade Sexual e de Gênero.

O evento, que irá ocorrer na segunda-feira (11), das 8h30 às 17h, na quadra poliesportiva Osman Medeiros, em Poço das Trincheiras, é destinado a gestores municipais da saúde e educação e tem como propósito operacionalizar e efetivar a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).

Durante o evento será possível discutir e traçar estratégias sobre a promoção da saúde integral da população LGBT, eliminando o preconceito institucional. Também durante a ação serão discutidas estratégias para contribuir com a redução das desigualdades e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como uma tríade universal, integral e equitativo.

Segundo Robert Lincoln, assessor técnico de Políticas Transversais da Sesau, o objetivo do evento é proporcionar um momento de formação e discussão para os profissionais de saúde e educação que estão inseridos no projeto Poço da Diversidade. Ele visa promover a visibilidade da população LGBT, que, muitas vezes, tem seus direitos negados ou desrespeitados, causando preconceito e discriminação nos diversos setores.

O projeto busca, ainda, orientar a população do município sobre a importância do combate à LGBTfobia, para a construção de uma sociedade mais justa, acolhedora e solidária, livre de preconceitos ou quaisquer formas de discriminação.

“Com isso será possível implantar práticas educativas na rede de serviço do SUS, para melhorar a visibilidade e o respeito as lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”, destacou Robert Lincoln.