Foto: Assessoria/Arquivo 866d1935 c4b3 415d 8ec6 734fdd503fc2 Deputado Arthur Lira

O Deputado Federal Arthur Lira (PP-AL), líder do Partido Progressista na Câmara dos Deputados, é um dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional de acordo com lista elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), divulgada nesta segunda-feira (4).

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 60 são deputados e 40 são senadores. Pelo PP, a lista traz seis parlamentares: quatro deputados e dois senadores. Entre os Deputados Federais eleitos para representar o estado de Alagoas, apenas o Deputado Arthur Lira figura nesta relação.

Outro dado importante da publicação é a relação dos parlamentares que pela primeira vez estreiam entre os mais influentes do Congresso Nacional. A grande maioria é formada por parlamentares com mais de um mandato, o que sinaliza a maturidade política como elemento importante para ocupar postos chaves de comando na atividade legislativa. Arthur Lira, reconhecido pela sua capacidade de articulação política, faz parte desse seleto grupo, formado por nove deputados federais e cinco senadores.

A publicação

 Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades que caracterizam um protagonista do processo legislativo: capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade, que é dinâmica, e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando sua repercussão e tomada de decisão. Enfim, é o parlamentar que, isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo.

Confira a publicação na íntegra.