Arquivo C44df59e c103 4872 86c2 1f630dabb7d5 Katia, a um passo do PDT de Ronaldo Lessa

Uma avalanche de vereadores do PSB deve deixar a legenda nesta semana, após reunião marcada para esta segunda-feira (28) com a ex-prefeita de Maceió, Katia Born, que está migrando para o PDT, segundo pessoas mais próximas. Katia foi ‘convidada’ a deixar o PSB após desentendimentos com o presidente João Henrique Caldas (JHC) e, desde então, comanda o tsunami no PSB.  

A lista pode chegar a 50 desfiliações e fontes afirmam que até prefeitos eleitos em 2016 já estariam de malas prontas, à espera apenas da decisão de Katia Born que tem motivos de sobra para definir seu futuro político ao lado do deputado federal e amigo de longa data Ronaldo Lessa (PDT) e levar o grupo de aliados fiéis.  

Vale lembrar que no ano passado o PSB elegeu os prefeitos de seis municípios alagoanos. Em São José da Tapera elegeu Zé Antônio; em Palmeira dos Índios o eleito foi Júlio Cezar; em Joaquim Gomes elegeu Adriano Barros; já em Pindoba Maxwell Tenório; em Jacaré dos Homens foi José Floriano e em Jaramataia levou Jefferson Barreto à prefeitura.  

Plano B 

O deputado estadual Inácio Loiola também colabora para aumentar a lista dos dissidentes do PSB, mas apesar de dada como certa a ida do grupo de Born para o partido de Lessa, tudo ainda vai depender das discussões que serão travadas nesta segunda-feira e que passa também por um acordo para acomodar alguns pedetistas no governo de Renan Filho (PMDB).   

Caso não haja acordo no Palácio Republica dos Palmares, o que aparentemente é pouco provável, o PDT já tem um plano B. Deve acertar a participação do partido no segundo e terceiro escalões na gestão do prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB) que já teria sinalizado receber o grupo de Lessa e Born com bolas vermelhas, azuis e brancas, as cores do partido.