Foto: Arquivo / Cada Minuto F546101c dd76 404f 99fc 7539d0786554 Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Uma série de e-mails falsos está sendo enviada a discentes e docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). No conteúdo está sendo anunciada uma suposta seleção de prestadores de serviço.

Segundo nota publicada no portal da universidade nesta sexta-feira, 18,  as mensagens teriam o intuito de obter informações pessoais e financeiras. A universidade ressalta que esse e-mail é falso que a já estão sendo tomadas as medidas legais para apurar a identidade dos responsáveis.

Confira a nota na íntegra:

"E-mails fraudulentos sobre uma suposta seleção de prestadores de serviço  estão circulando entre a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Alagoas, direcionados aos estudantes de pós-graduação e docentes, no intuito de coletar informações pessoais e obter vantagens financeiras. A Gestão da Ufal esclarece que mensagens enviadas a partir do endereço eletrônico acfrery.ufal@gmail.com não são de autoria do pró-reitor Alejandro Cesar Frery Orgambid nem de outros membros da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. A orientação é para desconsiderar e marcar como spam.

Medidas legais no sentido de investigar os responsáveis, desativar a conta e coibir golpes desta natureza já estão sendo tomadas pela Procuradoria da Universidade. E o coordenadores, diretores de unidades acadêmicas, gestores de unidades dos campi A.C. Simões, Arapiraca e do Sertão foram alertados sobre a situação por meio de circular interna.

Esse tipo de golpe é caracterizado como phishing, quando os estelionatários tentam obter dados como RG, CPF e informações financeiras. Bancos e órgãos públicos nunca pedem o envio de senhas, dados pessoais ou solicitam pagamento de taxas por e-mail. A Gestão da Ufal orienta que, ao receber mensagens desta natureza, o usuário deve desconfiar e nunca clicar em links ou preencher formulários."