Foto: Ascom São José da Laje Ae7fb665 94fd 4f38 8c94 f164ed335b37
As avaliações externas são instrumentos de medição da aprendizagem dos alunos com vistas ao IDEB. Recentemente, a Rede Estadual de Ensino (SEDUC/AL) aplicou, por Gerência Regional de Ensino (GERE), avaliações para mensurar o nível de conhecimento dos alunos das redes municipais, tanto no Ensino Fundamental I quanto no Ensino Fundamental II, por meio de uma ação integrada à Escola 10. 
 
São José da Laje, dentre os sete municípios que integram a 7ª GERE, ficou em primeiro lugar nos índices que se voltam ao processo de ensino-aprendizagem, de Língua Portuguesa e de Matemática, na região. 
 
Segundo a Secretária Municipal da Educação do município, a professora Ana Paula Mendes, “esse resultado inicial já pode ser visto como fruto de um trabalho de compromisso com a formação de professores, em que, desde 2013, o município investe maciçamente. Assim, os nossos docentes da Rede têm tido a oportunidade de refletir sobre as suas próprias práticas, além de vislumbrarem outras metodologias para o trabalho docente, sobretudo, no que diz respeito às avaliações de larga escala, a exemplo da Prova Brasil. Sentimo-nos, o prefeito Rodrigo Valença e toda equipe da Secretaria da Educação, orgulhosos por reconhecermos o esforço de cada um em suas escolas para chegarmos a essa colocação.” Tratou, com muito entusiasmo, a Secretária.