Foto: Cortesia 20bf30a9 c263 4044 a132 b19c4706aa49 Chapa "Por Uma Nova Uveal" se reúnem com presidente-interino da entidade

Ontem, 07, os vereadores que fazem parte da chapa "Por Uma Nova Uveal" estiveram na sede da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal) tratando da nomeação de uma nova comissão eleitoral que fará parte do pleito na entidade. 

Em março deste ano, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) determinou a suspensão da eleição.  

O desembargador Pedro Augusto Mendonça de Araújo, relator do processo, entendeu que o pleito da Uveal estava 'eivada de vícios formais e manter o pleito revela muito mais danoso do que a sua suspensão até ulterior regularização'.

Leia mais aqui: TJ determina suspensão da eleição para Uveal

Porém, a convite do presidente-interino da Uveal, o ex-vereador Fabrício Faustino (PSD-Paulo Jacinto), Domício Júnior (PSL - Jequiá da Praia), Del Cavalcante (PMDB - Marechal Deodoro), Tayrone (PMDB- Pilar) e Diomedes Rodrigues (PSDB - Pão de Açúcar) forma até a sede da entidade acompanhados do  secretário-geral do PSDB em Alagoas, Claudionor Araújo. 

Segundo o vereador Tayrone dos Santos, de Pilar, a reunião serviu para que a Uveal possa elaborar uma nova resolução com o intuito de que ocorra a eleição na entidade. De acordo com o parlamentar, um novo edital será feito com a participação das chapas que pretendem concorrer ao pleito. 

"Houve uma conversa entre o grupo presente para se chegar ao consenso de chapa única na eleição. Porém, descartamos esta possibilidade e não avançamos no diálogo. Na reunião ficou definido que será feito um novo edital com a participação das chapas que devem concorrer ao pleito. A data prevista da eleição está para acontecer no dia 23 de setembro. Contudo, com um novo edital, novos nomes poderão surgir na disputa", disse ao blog o parlamentar. 

Tayrone entende ainda que  os mais de mil vereadores alagoanos sejam ouvidos sobre a eleição. Na conversa com este jornalista, o vereador também criticou a interferência política da Associação dos Municiípios Alagoanos (AMA), leia-se do prefeito de Cacimbinhas e presidente da Ama, Hugo Wanderley (PMDB). 

"Nós faremos qualquer composição que garanta que a vozes dos vereadores de Alagoas sejam ouvidas na entidade. Mais não aceitaremos nenhuma imposição, principalmente, vindo de pessoas que não mais fazem parte da nossa categoria. Parabenizo o Fabrício Faustin, por pensar no fortalecimento da Uveal, e tentar mais uma vez o consenso entre os vereadores. Todavia, há uma interferência política que vem da Ama que o impede de fazer uma composição de consenso", finalizou Tayrone.

Julgamento no TJ

Já sobre a eleição da Uveal, em certidão emitida e publicada no site do TJ-AL, a 2ª Câmara Cível incluiu o processo (0801346-29.2017.8.02.0000) na pauta de julgamento da corte para a  próxima quinta-feira, 10.

"Certifico, nos termos do Ato Normativo da Secretaria da 2ª Câmara Cível nº 01/2010, que o presente processo foi incluído na pauta de julgamento do dia 10 de Agosto de 2017, disponibilizada no Diário de Justiça Eletrônico do Estado de Alagoas no dia 1º/08/2017, e considerada publicada em 02/08/2017, tendo sido a mesma afixada no mural informativo jurisdicional desta Corte de Justiça. Maceió, 1º de Agosto de 2017. Carla Christini Barros Costa de Oliveira Secretário(a) da 2ª Câmara Cível", diz a certidão no site do TJ. 

Lembrando que a novela da Uveal será julgada pelos desembargadores Pedro Augusto Mendonça de Araújo (relator), Klever Rêgo Loureiro (1º julgador) e Elisabeth Carvalho Nascimento (2ª julgadora). 

Até lá, aguardamos o resultado!

Redes Sociais: Kleversonlevy  

Email: kleversonlevy@gmail.com