Foto: Fillipe Lima / Cada Minuto 9d52b2fd 00dc 4b75 8b96 2417e966777b Cartão Bem Legal Escolar

Mais de 180 mil alunos de cerca de 270 escolas estão impossibilitados de adquirir créditos de meia passagem para o Cartão Bem Legal Escolar. O motivo, segundo a Transpal, é que as instituições de ensino não estão encaminhando ao órgão as informações dos alunos e, que por esta razão, o bloqueio para a compra dos bilhetes eletrônicos estão suspensas.

A Transpal informou ao Cada Minuto que os alunos que essas informações deveriam ter sido enviadas até o último dia 30 de junho. Mas, reforçou que, os estudantes que ainda tiverem créditos em seus cartões, poderão utilizar normalmente. O bloqueio é apenas para adquirir novas passagens.

"Assim que os dados forem enviados, os estudantes poderão adquirir mais créditos nas carterinhas. O envio de dados pelas escolas é bimestral e serve para constatar que o aluno de fato está frequentando a escola. Os dados deveriam ter sido enviados até 30 de junho à Transpal e à SMTT" disse a assessoria.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que informou que o envio das informações dos alunos são realizados individualmente pelas escolas, não passando pela supervisão da secretaria e nem as Gerências Regionais de Ensino (GERE).

Já a Secretaria Municipal de Educação (Semed) também informou que é de competência das escolas emcaminhar a relação dos alunos matriculados na rede à Transpal, mas garantiu que a relação contendo os nomes dos alunos por faixa etária estudantil foi enviada no início do ano letivo do município. Para entender o que aconteceu, a Coordenação de Normas e Legislação da Semed, convocará os diretores de escolas para uma reunião com a finalidade de resolver a situação.