Crédito: Ilustração Bd889270 aa92 4fb5 9c51 8fca222beb5e Medicamentos

Na semana do dia mundial do Meio Ambiente, o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF/AL) lança a campanha descarte consciente: lugar de medicamento não é no lixo.  A ideia é conscientizar a população que o descarte feito de forma incorreta compromete o meio ambiente.

O presidente do CRF/AL, Alexandre Correia, explica que o descarte incorreto agride a água, o solo e os animais. “O descarte de medicamentos pelo esgoto e pelo lixo comum faz com que as substâncias químicas contidas neles cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar a água que bebemos”, alertou.

De acordo com ele, o benefício do descarte correto não é apenas ao meio ambiente, mas também para a saúde da população já que esse remédio sem o destino correto pode ocasionar, por exemplo, o uso inadvertido por outras pessoas resultando em reações adversas graves e intoxicações.

Alexandre informa que o Conselho estará disponibilizando bombonas (caixas para descarte) durante o período de 05 a 11 de junho, na parte alta, baixa e centro da cidade para que a população possa levar o seu medicamento vencido para ser incinerado. “Tivemos uma parceria importante da empresa Serquip que é a responsável por fazer a coleta desse material. Pedimos que a população atenda o nosso chamado e vá aos pontos de descarte”, solicitou.

Dica

Caixas de remédio, bulas e cartelas de alumínio e plástico são materiais recicláveis e podem ser destinados para a coleta seletiva, desde que limpos e separados dos medicamentos.

Locais de descarte

Mangabeiras- Maceió Shopping em frente a loja Bibi

Centro – Farmácia do Trabalhador do Brasil, próximo a loja do Imperador e na rua do Livramento, próximo ao Bradesco

Farol- Rua Oldemburgo da Silva Paranhos (antiga Rua Goiás), n° 290, Farol Próximo ao Procon

Tabuleiro- Shopping Pátio Maceió na praça central