Crédito: Divulgação A6f97691 f4d4 4d46 8938 cdd0f5bc107e

A Secretaria do Estado de Saúde (Sesau) informou, na manhã desta segunda-feira (5), por meio de nota que Alagoas não disponibilizará a vacina contra gripe para toda população, como havia recomendado o Ministério da Saúde.

Na nota, o órgão de saúde informou que a vacinação continuará sendo ofertada para o público alvo definido – crianças entre 6 meses até 4 anos, gestantes, mulheres que realizaram parto há menos de 45 dias, idosos com mais de 60 ano, portadores de doenças crônicas (mediante prescrição médica), profissionais de saúde, professores em atividade e população indígena.

A decisão foi tomada juntamente com o Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/AL).

Em Alagoas, o alvo é imunizar pelo menos 90% deste público, porém, até o momento foi vacinada 79%, com 623,9 mil doses aplicadas.

Ainda na nota, a Sesau explica que apesar do anúncio de ampliação, o Ministério da Saúde não sinalizou que disponibilizaria nova quantidade de vacinas, seringas e agulhas.

"A Sesau dispõe de um pequeno saldo de reserva da vacina para atender situações emergenciais, inclusive por conta a calamidade enfrentada pelo Estado, quando já vinha sendo avaliada e disponibilizado quantitativo adicional para os municípios em situação de maior gravidade", diz um trecho da nota.

*Colaboradora