6b4151ba 25e6 44e4 a4e0 315d5e9b4282

Para tentar alcançar a meta de 90% do público-alvo da campanha, a Gerência de Imunizações da SMS dará continuidade neste sábado (03) e domingo (04) à vacinação contra a Influenza nos postos fixos instalados nos shoppings Pátio (Benedito Bentes), Maceió (Mangabeiras) e Parque (Cruz das Almas) e no Supermercado Extra do Farol. Nestes locais, a vacinação ocorrerá das 10h às 21h (sábado) e das 14h às 20h (domingo).

“Apesar de já ter sido constatada a baixa adesão à campanha em todo o país, estamos dando continuidade ao esforço de alcançar a imunização do maior número de pessoas possível, quebrando a cadeia de transmissão do vírus em relação aos grupos prioritários, que estão mais predispostos à doença e suas complicações”, afirma a gerente de Imunizações da SMS, Eunice Amorim.

Até o momento, o município contabiliza o percentual de 72,28% de cobertura vacinal, num total de 139.301 doses aplicadas dentro do público alvo da campanha que compreende gestantes, puérperas, idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, portadores de doenças crônicas, trabalhadores da Saúde, professores e população privada de liberdade.

Gripe

Causada pelo vírus Influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório e por mais que não seja considerada uma doença grave, pode levar à morte, sobretudo quando aparece associada a outras complicações mais graves, como traqueobronquite ou pneumonia, esta responsável por um grande número de internações hospitalares no país. O Brasil é um dos poucos países a oferecer, desde 1999, a vacina gratuitamente, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacina

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde em 2017 protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe.