Internet 243ba006 0b28 4f81 bac7 c5ad5f86c42d O Guia do Mochileiro das Galáxias

Hoje é comemorado o dia do orgulho nerd, ou como é mais conhecido o dia da toalha. Primeiramente, quero desejar a todos os nerds e geeks do mundo por este dia tão incrível para os fãs de quadrinhos, games, tecnologia, cinema e tantos outros. Segundo, parabéns a Star Wars, a maior saga de todos os tempos comemora 40 anos desde que foi lançado o primeiro filme. E terceiro, você sabe o que realmente é e porque se chama “Dia da Toalha”.

Não tem muito a ver com Star Wars não, apesar de que coincidentemente, o filme foi lançado no mesmo dia que homenageia o autor da série “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, Douglas Adams. A “trilogia de cinco livros” é considerada como a bíblia dos nerds de todo o mundo. Certo, e o que o livro tem a ver com a toalha? Simples. A toalha é uma peça importante para os exploradores e caronas que vagam pelo universo atrás de aventuras nas mais diversas possibilidades que o cosmos tem a oferecer. Douglas Adams diz em seus livros que “uma toalha é o objeto de maior utilidade que um mochileiro interestelar pode possuir. Em algumas situações, tudo o que você vai ter à disposição é uma toalha e a criatividade.”

Foi ali que começou a virada nerd, digamos assim na sociedade, onde, principalmente na cultura norte-americana, eles eram taxados de estranhos enquanto que nos dias de hoje, muitas daquelas pessoas vão a pré-estreias de filmes de super-heróis da DC e Marvel para cultuar a cultura geek, por exemplo.

 

Carrie Fisher e Mark Hammil em Star Wars: Uma Nova Esperança

 

Mais do que isso, também fomos presenteados a 40 anos atrás com a estreia de Star Wars: Uma Nova Esperança, talvez o maior símblo nerd já existente. A revolução do mundo nerd nos cinemas começou lá atrás, enquanto na TV a série Star Trek já fazia sua parte. Nada mais justo que agradecer a George Lucas por ter insistido tanto neste trabalho, passado por umas e outras até chegar ao topo do mundo.

Obrigado aos ícones Mark Hammil (Luke Skywalker), Han Solo (Harrison Ford) e Leia Skywalker (Carrie Fisher). Aos ícones de agora Rey (Daisy Ridley), Finn (Jon Boyega), Kylo Ren (Adam Driver) e Poe Dameron (Oscar Isaac) e também aos que virão.

Acima de tudo, não entre em pânico e feliz Dia da Toalha!