8ed2a7ed f9d5 46c9 a0e6 2058634773da
Largada da Corrida Azul
Largada da Corrida Azul

O Bosque das Arapiracas, no sábado (01), foi palco da segunda edição da Corrida Azul realizada pela Associação Pestalozzi de Arapiraca, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo celebrado em todos nos continentes no dia 02 de abril. Com modalidades “corrida e caminhada” para adultos e kids, o evento reuniu quatrocentos atletas que abraçaram a bandeira da inclusão social para tornar o evento uma grande festa de solidariedade e respeito à pessoa com o Transtorno do Espectro Autista – TEA.

Segundo dados da ONU (Organização das Nações Unidas) cerca de 1% da população mundial , ou uma em cada 68 crianças, apresenta TEA em vários graus de comprometimento do desenvolvimento, que vai do mais leve ao mais severo.  Na Clínica da Pestalozzi de Arapiraca, em um universo de um pouco mais de seiscentas crianças e pré-adolescentes usuários da instituição, o Serviço de Atendimento ao Autista – SAUT atende a quase setenta pacientes, e no Centro de Atendimento Educacional Especializado da Pestalozzi – CAEEP, dezesseis adolescentes e adultos são acompanhados no contra turno escolar.

Nesta segunda edição, a Corrida Azul se consolida no calendário de eventos da Pestalozzi de forma suave, mas impactante por desmistificar que o autista possui só comportamentos restritivos do convívio social, repetição de movimentos e intolerâncias sensoriais. Ao levar informações sobre os principais sinais de alerta do TEA, não só para os corredores, mas também para todo o público que compareceu ao Bosque das Arapiracas, a Pestalozzi exercitou sua premissa maior que é “Um Trabalho Fundamentado no Amor” e, neste caso, amor significa respeito..., inclusão.

A presença de patrocinadores e de representantes do poder executivo vestindo, literalmente, a camisa para correr em nome da bandeira da inclusão, foi uma das provas de que a sensibilização chegou ao coração de quem contribui diretamente para a realização do evento. Ver crianças compartilhando diversão sem preconceitos é a certeza que sementes estão sendo plantadas para que no futuro possamos ter jovens e adultos mais sensíveis e respeitosos.

Corrida Kids

À Associação Pestalozzi de Arapiraca a nossa admiração e eterna parceria, porque afinal de contas o “autismo não se cura, se compreende” para que preconceitos sejam derrubados.

 

Informações/ SAUT

O trabalho realizado pelo SAUT conta com uma equipe multidisciplinar composta de fonoaudióloga, psicóloga e terapeuta ocupacional (TO). A instituição ainda disponibiliza os serviços de assistência social, fisioterapia, neuropediatria, fisiatria e enfermagem. Os atendimentos são realizados pelo SUS porque a Clínica da Pestalozzi é cadastrada no Ministério da Saúde como Centro Especializado de Reabilitação Física e Intelectual – CER II.

Contato: CERII, e-mail: pestalozzi.arapiraca@hotmail.com   CAEEP, e-mail: pestalozziarapiraca@hotmail.com

 

 

Resultado da Corrida Azul

Categoria: 2KM FEMININO

1º - Simone de Souza Silva, com o tempo de 10:50

2º - Elis Valderia Freitas, com o tempo de 10:56

3º - Adriana Carla da Silva França, com o tempo 11:11

Categoria: 2KM MASCULINO

1º - José Fábio Boia Porto, com o tempo 10:41

2º - Ailton Souto Júnior, com o tempo de 12:06

3º - Valsandy Cavalcanti Veras, com o tempo de 12:35

Categoria: 4KM FEMININO

1º - Mirella Nobre, com o tempo de 19:43

2º - Luciana Vitório de Souza, com o tempo de 19:58

3º - Dayana Meneses Fausto,  com o tempo de 20:06

Categoria: 4KM MASCULINO

1º - José Flávio dos Santos, com o tempo de 13:57

2º - Alysson Araújo, com o tempo de 13:59

3º - Joás da Silva Duarte, com o tempo de 14:00

Categoria: 6KM FEMININO

1º - Joseana Fernandes de Souza, com o tempo de 28:08

2º - Josielma Leite Santos, com o tempo de 29:18

3º - Suzana Kelly Cordeiro Nascimento, com o tempo de 29:37

Categoria: 6KM MASCULINO

1º - Darlan dos Santos Batista, com o tempo de 20:10

2º - José Luciano Carnaúba dos Santos, com o tempo de 20:45

3º - Gicélio da Silva Venâncio, com o tempo de 22:15

Todos os resultados podem ser vistos no site http://contimeassessoria.com.br/eficiente/sites/contime/pt-br/site.php?secao=resultados&pub=869

 

Patrocinadores

Banco do Brasil

Ortobras

SICOOB

Casal

Sig – Solução de impressão digital

Unimed

Ottobock

Unicompra

Asa Branca Indústria

Coringa

Concrenorte

Mercomplás

Lacel

CDL Arapiraca

MF Ortopedia

Valsandy

Farmácias São Tiago

Morada - Material de Construção

Osacre – Planos de Assistência Funeral

Centergraf

Deputado Estadual Rodrigo Cunha

Apoio: Prefeitura Municipal de Arapiraca, Blog Click Due, Formula Academia, Arapiraca Garden Shopping, Doce Popular e Dr. Cuidar.

 

Veja fotos: