Ilustração 5ae53924 31c7 45bc bd02 eb316cd3cd81 Super-heróis

Desde o ano 2000, no início do terceiro milênio, são lançados com frequência filmes de super-heróis no cinema. De lá para cá, já foram lançados 79 títulos do gênero, onde mais da metade foram sucessos de bilheteria em todo o mundo. Estamos falando de algo que o western foi no cinema durante 70 anos.

Cada vez mais que críticos, diretores, atores e a imprensa fala que há uma saturação no gênero, novos filmes são lançados. Isso acontece porque o público ama o gênero, assim como o público da década de 60 amou o gênero western. Mas há um pequeno detalhe que diferencia ambos os tipos de produções.

Os filmes de heróis conseguem trazer os principais gêneros como comédia, terror, ação, drama e outros para uma categoria abaixo dela, ou seja, o gênero de super-herói é algo “ainda maior” que o restante das outras ou até igualável, já que ela consegue trazer para si características que ajudam na trama.

 

 

Um bom exemplo é a comparação entre Guardiões da Galáxia e Logan. Enquanto o primeiro filme utiliza-se de piadas e de uma comédia para entreter os quatro pilares de público (homens, mulheres, crianças e idosos), o filme do Logan tem uma carga mais dramática, para maiores de 18 anos, sendo mais violento e brutal. Tira-se disso a ideia de que o gênero se renova a cada filme, o que atrai os olhares de quem curte.

Enquanto os filmes da Marvel/Disney têm um tom mais colorido, mais leve e mais alegre, o tom da DC/Warner é mais explosivo, sombrio, ousado. São perfis diferentes, mas que abrangem determinados tipos de públicos, criando a renovação e mantendo o gênero entre os mais preferidos dos cinéfilos, apesar da crítica ver isso com maus olhos.

É inegável também o sucesso de bilheteria a cada filme de herói lançado. Por ano, são lançados em média quatro blockbusters, onde juntos arrecadam no mínimo mais de um bilhão de dólares. Em 2016, o ano em que foram lançados mais filmes de super-heróis, sendo seis no total, arrecadaram aproximadamente US$ 4.777.000,00. Sim, isso mesmo, seis longas foram responsáveis por arrecadar mais de quatro bilhões e meio de dólares em apenas um ano (confira a bilheteria individual de Deadpool, Batman v Superman: A Origem da Justiça, Capitão América: Guerra Civil, X-Men: Apocalypse, Esquadrão Suicida e Doutor Estranho).

 

 

Além disso, estão programados mais de 20 filmes do gênero até 2020. Então prepare seu bat-cartão, compre pipoca e vá curtir o “Western do século XXI”.

Siga-me no instagram pelo @blogdobrunolevy