Foto: Agência Alagoas C0dfa105 e6dc 4143 bbfd 21a11176c38b

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, no dia 28 de março, a Prova Alagoas, para avaliar os estudantes dos 5º e 9º da rede municipal e estadual. A avaliação, que faz parte do programa de integração Escola 10, tem como objetivo checar o nível de aprendizado dos alunos nas matérias de Língua Portuguesa e Matemática.

As provas serão aplicadas por um professor da unidade escolar, que não seja o professor da turma avaliada, e terá como responsável o Articulador de Ensino, Coordenador Pedagógico ou Diretor da respectiva unidade.

Nos municípios que ainda não iniciaram o ano letivo de 2017 o teste deverá ser realizado assim que as aulas começarem, ficando sob guarda e responsabilidade da Gerência Regional de Educação (Gere).

A gerente de apoio ao desenvolvimento do sistema estadual de educação, Maria José Alves Costa, explica a importância da avaliação, ressaltando o subsídio para ações posteriores que irão melhorar ainda mais o aprendizado dos estudantes da rede pública de Alagoas.

“Cerca de 2,7 mil escolas e 95 mil alunos irão participar da prova no dia 28. O resultado da avaliação nos dará base para um acompanhamento e planejamento das atividades dos alunos, garantindo o direito de aprendizagem deles, além da melhoria dos nossos indicadores a nível nacional”, declara Maria José.

A gerente informa ainda que o sistema adotado funcionará a curto e longo prazo, pois o estudante terá um acompanhamento por mais tempo. “A longo prazo os professores terão todo acompanhamento por meio da Seduc, Geres e Articuladores de Ensino, tudo isto faz parte do Programa Escola 10”, diz.

Nas cidades de Maceió, Paripueira e Marechal Deodoro, os responsáveis devem buscar as caixas de avaliações na CEPAL e, após a aplicação, devolver as caixas na 1ª GERE, responsável pela região.

Os municípios podem buscar a Prova Alagoas a partir do dia 24 deste mês, após o contato feito pela chefe de sistema, para a retirada da mesma. E a devolução destas com as avaliações deve acontecer até às 12h, do dia 29.