88b6dde1 f372 4512 a368 476c88e7d38d Ministro Osmar Terra e governador Renan Filho

Na manhã desta quarta-feira (22), o governador Renan Filho e o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, lançaram o Programa Criança Feliz. O programa visa fortalecer os cuidados das crianças de famílias menos favorecidas nos primeiros anos de vida.

Segundo o ministro Osmar, objetivo do projeto é acompanhar gestantes e a vida das crianças de famílias cadastradas no Bolsa Família para estimular competências necessárias garantindo que as crianças recebam educação e outros benefícios para um melhor desempenho no desenvolvimento.

“É um processo que busca diminuir a desigualdade. Uma criança que nasce em uma família muito pobre, já tem uma desvantagem da criança que nasce numa família de classe média, por exemplo, desde a gravidez”, afirmou o ministro.

Osmar cita que pelo menos 80 mil crianças serão acompanhadas pelo programa semanalmente em sua residência até os três anos de vida. Os recursos serão repassados pelo Governo Federal. Cada visitador será responsável por 30 famílias, que receberá R$ 1.950,00 mensal para realizar as visitas.

“É bela iniciativa porque emancipa as crianças brasileiras dando a ela mais autonomia para que possa ter os estímulos necessários para que ao entrar na vida escolar ela tenha o máximo desempenho que vai influenciar o resto da sua vida inteira”, avaliou Renan Filho.

Alagoas teve um dos maiores índices de adesão ao programa somando 97%. Segundo a assessoria do governo, dos 86 municípios aptos a receber o projeto, 84 concluíram todos os procedimentos.