Crédito: Agência Alagoas 7bae3ae8 527d 4a6d a12e 8f1558b50710

O Governo de Alagoas preparou um verdadeiro espetáculo de mostras fotográficas e conteúdos voltados à Educação para os participantes do lançamento do Programa Escola 10, na sexta-feira (17), no Centro Cultural e de Exposição Ruth Cardoso, localizado em Jaraguá.
 
No andar térreo do Centro de Convenções, os secretários municipais de Educação (SEMEDs), articuladores, professores, e prefeitos puderam apreciar os stands e sentir o clima de integração que une o estado. Isto porque, além de stand montado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), abordando sobre o Programa Escola Web, a Fundação Lemann, o Arquivo Público de Alagoas (APA) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realizaram homenagens a Alagoas.

Exposições
 
No espaço com as mostras educacionais, a Fundação Lemann apresentou ao público as iniciativas realizadas para a melhoria de escolas e redes municipais, além do Portal QEdu, onde os gestores das unidades escolares e secretários municipais podem fazer o acompanhamento dos dados de suas unidades de ensino.
 
"Os dados do QEdu servem para a escola realizar um planejamento consciente das suas ações e melhorar o aprendizado dos estudantes. Estamos apresentando também uma pesquisa que mostra escolas com contexto socioeconômico desfavorecido, que conseguiram mudar a sua realidade e hoje são espelho para outras unidades", explica o coordenador de Projetos da Fundação Lemann, Guilherme Barros.
 
Barros mostrou também a rede QEdu, onde os gestores podem realizar até uma simulação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e traçar uma meta a partir do último resultado alcançado.
O gerente de Tecnologia da Informação da Seduc, Thiago Caminha, ficou responsável pelo stand da Escola Web. No local, foi apresentado o portal aos visitantes, além do esclarecimento de dúvidas a respeito das ferramentas dos Objetos de Aprendizagens, e cadastro no site.

Encantados

Os participantes do evento se mostraram encantados com a gama de conteúdos apresentados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação. Entre eles está a diretora da Escola Estadual Luiz Bastos, localizada no município de Canapi.

"Achei tudo muito bem organizado, as minhas expectativas são as melhores possíveis. Adorei a exposição de fotos, e de todos conteúdos apresentados de uma forma geral", afirmou a diretora Carleane Santos.
 
A colega de profissão, Telma Tenório, da Escola Estadual Belarmino Vieira Barros, em Minador do Negrão, corrobora com o pensamento de Carleane. "O evento foi maravilhoso, gostei de tudo, desde a exposição fotográfica à apresentação dos stands. Toda a secretaria está de parabéns pela iniciativa, que só tem a acrescentar aos educadores do Estado", diz Telma.