Postado em 22/02/2017 às 13:16 por Assessoria em Cultura 0

Abertas Inscrições para o III Salão Nacional de Arte Contemporânea




Por Assessoria

Thiago Davino - Cada Minuto

Teatro Deodoro

As inscrições para o III Salão Nacional de Arte Contemporânea de Alagoas estão abertas até o dia 17 de abril. Para se inscrever, os artistas precisam seguir as regras do regulamento e preencher uma ficha de inscrição. Esses documentos estão disponíveis no site da Secretaria de Cultura de Alagoas, Secult, e da Diretoria de Teatros de Alagoas, Diteal, que são parceiras do evento. O III Saca vai ser realizado entre os dias 23 de maio a 26 de junho, no Complexo Cultural Teatro Deodoro.

Podem ser inscritos trabalhos nas áreas de pintura, gravura, fotografia, grafite, desenho, escultura, design, instalação, colagens e vídeo arte. As obras serão avaliadas por um Comitê Curatorial, que vai selecionar 50 artistas, sendo 30 na modalidade participação espontânea e 20 como convidados.  Serão aceitos trabalhos de artistas brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil a partir dos 18 anos, que tenham participado de pelo menos três exposições coletivas e uma individual. A divulgação dos artistas selecionados será feita no dia 20 de abril.

O objetivo do Salão é divulgar a produção artística, estimular a discussão, promover o conhecimento e a valorização das artes visuais. Em virtude da situação econômica enfrentada no país, não haverá premiação em dinheiro. Os artistas receberão certificados de participação no III Saca.

Para o presidente da Associação dos Artistas Visuais de Alagoas, Aava, e curador do salão, Fredy Correia, é preciso dar oportunidade aos artistas de expor os trabalhos e apresentar as produções à sociedade. Ele acredita que a realização do salão é uma forma de fortalecer a arte, ainda mais em um espaço tão importante que é o Complexo Cultural Teatro Deodoro. Fredy diz que o Salão tem proporcionado experiências enriquecedoras para artistas, organizadores e público em geral, e que este ano não deve ser diferente.      

Sobre o Saca:

O Salão Nacional de Arte Contemporânea de Alagoas foi criado em 2014 em parceria com a Diteal e a Secult. Na primeira edição, 74 artistas experientes expuseram as obras no Complexo Cultural Teatro Deodoro. Naquele ano, a arte alagoana comemorava dois marcos: a abertura do Salão e do Complexo. Em 2015, o Salão foi realizado com trabalhos de 50 artistas iniciantes. No ano seguinte, 2016, o evento se tornou nacional, abrindo espaço para artistas de todo o país e radicados há 8 anos no Brasil. Nesta 3ª edição, o Saca mantém o compromisso de contribuir com a democratização da arte abrindo as inscrições para o evento e participa de mais um momento especial: faz parte das comemorações aos 200 anos de Emancipação Política de Alagoas.


Deixe seu comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.