Foto: Divulgação 83c05b15 a9a9 4b3f a3b3 45a61df85dbf A primeira ópera apresentada chama-se 'Gianni Schicchi' e teve direção de Woody Allen

Senhoras e senhores, é chegada a hora de tirar o traje de gala do guarda-roupa, separar o binóculo e caprichar na elegância, porque começou a temporada de ópera no Centro Cultural Arte Pajuçara! E pode se sentir na Europa, pois a programação do Festival Ópera na Tela conta com o melhor das montagens recentes exibidas no velho continente. 

De acordo com a diretoria do Arte Pajuçara, as óperas serão reproduzidas a cada quinze dias sempre às quartas-feiras, no horário das 19h. A programação conta com 12 montagens e teve início no último dia 02. Mas ainda tem muito espetáculo para ocupar as telas do Centro Cultural, já que o calendário montado para Maceió prevê exibições até 05 de abril de 2017.

A primeira ópera apresentada foi “Gianni Schicchi”, dirigida por Woody Allen. A comédia disfarçada de drama encenou o destino da herança de Buoso Donati, que morreu e deixou em testamento toda sua fortuna para a igreja. A família, cobiçando a herança, concordou que Gianni Schicchi - que ganhou corpo com nada mais nada menos do que o tenor espanhol Plácido Domingo - se passasse pelo morto para alterar o testamento, mesmo sabendo que a pena para esse tipo de crime era o exílio de Florença e o corte da mão direita.

Mas a cobiça virou contra os cobiçadores. Imitando o falecido, Schicchi deu um golpe em toda a família e deixou os bens mais preciosos para si mesmo, dando a deixa para que a ópera ganhasse um desfecho surpreendente.

Com direito a muita música, interpretação, cenários e poesia lírica, características próprias do erudito gênero artístico-teatral, o Festival promete provar para o espectador que a ópera não é uma formatação artística reservada às elites. A ideia é torná-la cada vez mais acessível.

Então, brincadeiras à parte, o dress code para prestigiar as montagens é o traje com o qual você se sentir mais confortável, porque o Arte Pajuçara permanece sendo um espaço democrático e o que importa mesmo é a participação do público.

Próxima apresentação prevista
No próximo dia 16/11 é a vez de “O Navio Fantasma”, composta por Richard Wagner, ir à tela. De acordo com o enredo, o capitão do navio fantasma é amaldiçoado a navegar para sempre até encontrar um amor fiel. Em uma emergência, ele atraca em um porto e conhece Senta. A moça rompe com seu noivo Erick e se entrega ao capitão jurando fidelidade. Erick tenta persuadi­la. O capitão vê a cena, acredita que foi traído e parte de volta para o mar. Senta se joga no oceano tentando unir sua alma à dele. O navio fantasma se dissipa e ambos ascendem ao céu.

Programação completa e sinopses

- 02/11: Gianni Schicchi

Buoso Donati morre e deixa em testamento toda sua fortuna para igreja. A família, cobiçando a herança, concorda que Gianni Schicchi se passe pelo morto para alterar o testamento. Todos estão cientes de que a pena para esse tipo de crime é o exílio de Florença e o corte da mão direita. Imitando o falecido, Schicchi dá um golpe em toda a família e deixa os bens mais preciosos para si mesmo.

- 16/11: O Navio Fantasma

O capitão do navio fantasma é amaldiçoado a navegar para sempre até encontrar um amor fiel. Em uma emergência, ele atraca em um porto e conhece Senta. Senta rompe com seu noivo Erick e se entrega ao capitão jurando fidelidade. Erick tenta persuadi­la. O capitão vê a cena, acredita que foi traído e parte de volta para o mar. Senta se joga no oceano tentando unir sua alma à dele. O Navio fantasma desvanece­se e ambos ascendem ao céu.

- 30/11: La Traviata

Violetta é a mais famosa e sofisticada cortesã de Paris e apaixona-se por Alfredo, que já a amava. Temendo a reação do pai do rapaz – e da sociedade parisiense – eles se mudam para o campo. Procurada por Giorgio Germont, pai de Alfredo, ela se afasta de seu amado e parte. Alfredo se sente traído e fica enraivecido. O pai, arrependido, revela a verdade, mas quando Alfredo retorna Violetta está gravemente doente e morre em seus braços.

- 14/12: Cavalleria Rusticana / Pagliacci

Cavalleria Rusticana Turiddu fica noivo de Lola antes de partir em uma missão militar. Lola não o espera e casa-se com o carroceiro Alfio. Ao retornar, Turiddu seduz Santuzza, mas se torna amante de Lola. Santuzza vê Alfio e lhe conta sobre a traição. O carroceiro jura vingança e desafia Turiddu para um duelo que culmina na morte do traidor Pagliacci.

A companhia teatral I Pagliacci chega a uma aldeia na Calábria, na Itália. Nedda, a jovem esposa de Cânio, tem um romance com Silvio e promete fugir com ele naquela noite após o espetáculo. Apaixonado por Nedda, o comediante Tonio alerta Cânio, que pega a esposa em flagrante. Durante a encenação, Cânio enlouquecido pelo ciúme mata Nedda e Silvio.

- 28/12: O Trovador

Leonora ama Manrico sem saber que ele é irmão de Conde Luna, homem para quem está prometida. Os irmãos se enfrentam sem saber do parentesco. Acreditando na morte de seu amado, Leonora vai para um convento. Manrico aparece e leva a jovem ao altar. O casamento é interrompido quando eles recebem a notícia de que Azucena, mãe de Manrico, está sendo levada à fogueira. Manrico é preso e morto por Luna. Leonora se envenena e Azucena revela que Luna matou o próprio irmão.

- 11/01: Fausto

Alemanha, século XVI. Pensando em suicídio, Fausto convoca o satã e faz um acordo para vender sua alma em troca do elixir da juventude. Transformado, sai em busca da jovem Marguerite. Apoiado por ​Mefistófeles, ele a conquista, concebe um filho e a abandona. Arrependido, retorna para salvá-la da execução, mas, horrorizada, Marguerite pede proteção divina e morre.

- 25/01: Iolanta / O Quebra-Nozes

Iolanta nasceu cega e seu pai, o Rei, construiu em torno dela um jardim e em volta dele um castelo – e nele é proibido entrar, sob pena de morte. Assim, Iolanta jamais saberá que a visão existe para todos, menos para ela, que a cegueira não é universal e que a sua pergunta é quase insuportável: “É possível que os olhos não sejam apenas para chorar?”.

A heroína do Quebra-Nozes, Marie Stahlbaum (a menina-moça de idade, para mim, sempre enigmática), se chama Clara que, quando é uma boneca, empreende sua jornada em um sonho – mas ainda assim uma jornada – repleta de revelação e transformação.

- 08/02: Os Dois Foscari

Os dois Foscari são Francesco e seu filho Jacopo, que voltou do exílio para enfrentar as acusações de traição. Jacopo é inocente, mas nem os apelos de sua mulher Lucrecia nem os do seu poderoso pai são suficientes para salvá-lo da condenação pelo hostil Conselho dos Doze.

- 22/02: Otello

O Alferes Iago faz Otello crer que sua mulher Desdemona o trai com o lugar­tenente Cássio, que ele havia destituído do posto. Cego de ciúme, o mouro assassina Desdemona com suas próprias mãos. Ao descobrir a verdade, suicida­se cheio da culpa que o inundava e o sufocava de morte.

- 08/03: Rigoletto

Bobo da corte do Duque de Mântua, Rigoletto é odiado por todos, especialmente pelo Conde Ceprano, cuja esposa o Duque deseja. Amaldiçoado pelo Conde Monterone, tem sua filha Gilda raptada e cortejada pelo Duque disfarçado. Em uma armadilha, contrata o assassinato da própria filha, pensando ser para o Duque, e cai em desespero.

- 22/03: Lucia de Lammermoor

Na Escócia, Lucia de Lammermorr vive um romance secreto com Edgardo, de uma família inimiga. Os amantes trocam alianças secretamente e Edgardo viaja. Uma armação faz Lucia crer que o amado tem outra e aceita um casamento arranjado. Edgardo retorna e amaldiçoa a noiva. Lucia pira, mata Arturo e morre, com a promessa de encontrar Edgardo no paraíso. Vendo a morte da amada, Edgardo apunhala-se.

- 05/04: Sansão e Dalila

Oprimidos pelos filisteus, os hebreus têm em Sansão um líder. Para descobrir a origem de sua força sobrenatural, Dagom resolve usar Dalila como espiã. Ela seduz Sansão e descobre que sua força vem dos cabelos. Sansão é capturado pelos filisteus, tem seus cabelos cortados e, indefeso, é levado para o sacrifício. Pedindo a Deus que restituísse suas forças, Sansão derruba os pilares e todo o templo cai sobre ele e seus inimigos.

Mais informações no site do festival: http://www.operanatela.com/2016/