A Prefeitura de Maceió inaugura, nesta quarta-feira (09), o projeto Praia Digital, que estava em fase de teste desde o começo do ano e já está em pleno funcionamento. Através de uma parceria entre o Município e a operadora Vivo, o projeto viabilizou a instalação de nove pontos de internet banda larga gratuita na orla de Maceió, entre as praias de Pajuçara e a Ponta Verde. As zonas de acesso foram sinalizadas nesta terça-feira com placas indicativas, próximo às bancas de jornal parceiras da Vivo. O lançamento do projeto acontece nas imediações da barraca Lopana.

O nome da Rede, que fica aberta, é vivo-prefeitura. Não é necessário senha para conectar. Cada roteador wireless oferece Wi-Fi em um raio de 50 metros com velocidade de 50 a 100 mb/s. O serviço está disponível para qualquer pessoa que tenha um celular, tablet ou notebook, independentemente de ser ou não cliente da Vivo, inclusive por turistas estrangeiros que estiverem na cidade

Segundo o secretário de turismo de Maceió, Jair Galvão, a iniciativa tem como foco democratizar o acesso à internet na zona mais turística da cidade, tanto para maceioenses, quanto para turistas que vão poder pesquisar atrativos, informações sobre deslocamento e serviços básicos. “Essa já era uma demanda de diversos visitantes, como por exemplo, os passageiros de cruzeiros que precisavam desse suporte tecnológico para realizar suas ligações e fazer suas pesquisas de forma eficiente.”, ressalta Jair.

“Atualmente, estabelecimentos que oferecem Wi-Fi grátis são bem mais atraentes, pois as pessoas querem aproveitar o momento, mas também compartilhar com amigos e buscar informações na rede. Com essa parceria, vamos incentivar ainda mais o turismo alagoano”, destaca o gerente da Vivo Alagoas, Flavio Perez.

Para o secretário, essa iniciativa fortalece a presença digital do destino que ganhou expressividade no ano passado com o lançamento da campanha fixa “Experimente Maceió” no facebook e instagram e que ganha um novo site neste mês. “Esse marketing digital é essencial para promover a competitividade do destino junto aos novos públicos. Certamente essa nova iniciativa vem somar nesse sentido de projetar nosso potencial turístico. Estamos criando uma espécie de ‘selfie zone’, em que todo mundo vai poder fazer seus registros e convidar outras pessoas para experimentar as nossas praias, nossa cultura, nossa gastronomia, marcando as hashtag das nossas páginas”, reforça.

Praia Viva: limpa, conectada, equipada e acessível

O Praia Digital é um desdobramento do projeto Praia Viva, que tem como foco promover diversas melhorias na orla de Maceió, incluindo a implementação da coleta seletiva que aconteceu no último mês através de uma parceria com a empresa Braskem que doou 50 coletores de resíduos neste mês.

O acesso à internet é mais uma ação da Prefeitura que busca qualificar os espaços públicos de uso turístico. Nessa gestão, a orla já ganhou várias melhorias de estrutura como as academias ao ar livre, a coleta seletiva, a pintura da ciclovia. Já estamos trabalhando também no ordenamento dos ambulantes e planejando a padronização dos mobiliários da praia como mesas e guarda-sóis.  Esse tipo de iniciativa impacta especialmente a população local, já que o principal usuário da orla de Maceió é o maceioense”,  avalia Jair Galvão.

Pontos de Wi-Fi

1 – BANCA DE REVISTA ENSEADA (Em frente ao Hotel Enseada)

2 – BANCA DE REVISTA PAJUÇARA (Em frente ao Colégio Imaculada Conceição)

3 – BANCA DE REVISTA PISCINA NATURAL (Em frente ao Hotel Radisson)

4 – BANCA DE REVISTA MASSAYÓ (Ao lado da Barraca de Praia Lopana)

5 – QUIOSQUE NENO (Ao lado da Barraca de Praia Lopana)

6 – BANCA DE REVISTA VERSAILES (Ao lado da Barraca de Praia Pedra Virada)

7 – BANCA DE REVISTA VERDE VISTA (Em frente ao Maceió Mar Hotel)

8 – BANCA DE REVISTA DO SOL (Em frente à Galeria Espaço 20)

9 – BANCA DE REVISTA JATIÚCA (Próximo ao Hotel Jatiúca no Posto 7)