Continuam abertas as inscrições para Seminário Temático de Pesquisas em Matemática que acontece nesta quinta-feira (10), no auditório da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), no Centro de Maceió, no período da manhã; e no laboratório do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec/AL), no horário da tarde. O principal objetivo desta ação é integrar os professores e estudantes aos projetos de Matemática nas ações do Programa do Cientista Mirim. O evento conta com o apoio da SEE em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SECTI/AL).

Segundo o professor e técnico da Diretoria do Desenvolvimento do Ensino Médio da SEE, Aristophio Alves Filho, até esta quarta-feira (9) foram registradas quase 100 inscrições. Elas são gratuitas e só podem ser feitas on-line através do endereço eletrônico http://www.educacao.al.gov.br/seminario-tematico-de-pesquisas-em-matematica/ploneformmailer.2009-09-01.4065480509/. “Este seminário dá prosseguimento ao ciclo de seminários temáticos e estabelece uma parceria com Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (SECTI/AL). Uma das nossas intenções é incentivar o espírito científico, nos alunos e professores da educação básica e estimular talentos em todas as áreas do conhecimento”, informa.

Programação – A abertura dos trabalhos está prevista para as 7h30 da manhã. Às 8h começa a 1ª conferência, intitulada Cientista Mirim. Este momento será conduzido pelo professor doutor Givaldo Oliveira dos Santos, que é coordenador do IFAL de Marechal Deodoro. Por volta das 10h30 será iniciada a segunda conferência que terá como tema Ensino de Matemática à Distância – Desafios. O responsável pela condução desta temática será o professor doutor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Amauri Barros.

Às 10h30 começa a terceira conferência intitulada “A Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e o Ensino da Matemática”. Este momento será conduzido pela professora Lucia Cristina S. Monteiro, diretora da Regional de Alagoas da Sociedade Brasileira de Educação Matemática.
No período da tarde a programação será desenvolvida no laboratório do Itec, das 14h às 17h. Acontecerão atividades lúdicas em Matemática. Das 17h às 18h haverá alguns debates no auditório da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).