239767f9 1e44 494c b1e3 d308ae9f75b6

Jovens cientistas alagoanos estarão participando da maior feira de ciência e tecnologia da América do Sul. Alunos de Maceió, Arapiraca e Cacimbinhas apresentarão suas pesquisas na 30ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo (RS), no Centro de Eventos da Fenac, entre os dias 27 e 30 de outubro. O evento é organizado pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, e terá a presença de representantes de 19 países.

Um dos projetos é o Sistema Hidropônico Fotovoltaico, feito pelas alunas Jéssica Maria de Oliveira, Joyce Emanuelle Pinheiro Barbosa e Vanessa Candido Pontes da Silva, do Instituto Federal de Alagoas – Campus Maceió, da capital. Sob a orientação do professor Alberto Jorge Santos de Almeida, elas produziram um sistema de irrigação automatizado, que reaproveita a água e os nutrientes em plantações, visando o uso da energia solar, sem o uso de agrotóxicos. Avaliação dos Extratos Naturais à Base de Urtiga (Urtica dioica) para o Controle de Lagartas (Ascia monuste)é outro dos trabalhos que estará na feira. O projeto, dos alunos Hércules Porfirio de Jesus Santos e Laryssa Siqueira de Albuquerque, consiste na criação de um inseticida natural à base de urtiga para combater lagartas encontradas em plantações de couve. Os estudantes são da Escola Estadual de Educação Básica Professora Izaura Antonia de Lisboa, de Arapiraca, e foram orientados pelos professores Nadja Maria Alves de Souza, Karine de Queiroz Martins e Etelvina Janiete Barros Carnaúba.

Da cidade de Cacimbinhas, os jovens Ketlen Monique da Conceição e Uillas da Silva Onofre, da Escola Estadual Muniz Falcão, estarão com o projeto Tratamento de resíduos líquidos gerados pelo laboratório de Ciências da E.E. Muniz Falcão – Cacimbinhas/AL, orientado pelos professores Jenivaldo Lisboa de Araújo e Jaceguai Soares da Silva. O trabalho apresenta como foi realizado o reaproveitamento de resíduos líquidos do Laboratório de Ciências e Matemática da escola, com o objetivo de reduzir os impactos gerados ao meio ambiente local.

A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade. Nesta edição da feira, serão 380 projetos apresentados, distribuídos em 13 diferentes áreas. A Mostratec Júnior contará com 160 projetos do ensino fundamental.

Os países que estarão presentes no evento são: Brasil, Argentina, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Colômbia, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, EUA, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, Macedônia, México, Paraguai, Peru, Turquia e Uruguai. A feira estará aberta ao público das 14h às 21h, entre 27 e 29 de outubro, e das 14h às 17h, no dia 30 (sexta-feira). A entrada é franca. Mais informações emwww.mostratec.com.br.