No ranking nacional o curso foi considerado o 11º melhor do Brasil no índice CPC ContínuoEm resultado divulgado hoje (4), no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) foi considerado o melhor do nordeste e o 11º no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2008.

Na avaliação do Enade 2008 estiveram presentes 78 alunos do curso de Engenharia Civil da Ufal, sendo 38 ingressantes e 35 concluintes, os quais atingiram a nota máxima 5 no conceito Enade e no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observados e Esperados (Conceito IDD), ficando com a nota 4 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) faixas e com o total de 366 no CPC contínuo, o que garantiu a 11ª posição na colocação nacional dos 176 cursos de Engenharia Civil avaliados.

Para Eduardo Setton, professor do curso de Engenharia Civil da Ufal e coordenador Geral do Laboratório de Computação Científica e Visualização (LCCV-UFAL), o resultado mostra que alunos, professores e funcionários do Centro de Tecnologia da Ufal (Ctec) estão a cada ano fazendo a diferença. Setton parabeniza a todos e acredita que apesar da ótima classificação "se trabalharmos um pouco mais e melhor podemos evoluir ainda mais. Esse deve ser sempre nosso objetivo”.

Sobre o EnadeO Enade é realizado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) através do Inep, que seleciona estudantes do primeiro e último período do curso (ingressantes e concluintes) para uma avaliação obrigatória cujo objetivo é avaliar o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação no tocante aos conteúdos programáticos previstos nas grades curriculares das instituições, bem como as competências e habilidades essenciais para o aprofundamento da formação dos alunos.

Nos resultados são apresentados, para cada curso, o Conceito Enade, que traduz o desempenho obtido pelos alunos concluintes dos cursos; e o Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador que reflete a média dos alunos ingressantes. A tabela de resultados mostra também a quantidade de alunos que participaram do exame dividindo em ingressantes e concluintes, apresenta o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observados e Esperados (Conceito IDD), o qual mostra o quanto o curso agrega conhecimento ao aluno, questões de infraestrutura, organização didático-pedagógica e corpo docente.