Crédito: Reprodução Google 2d536f04 2b2f 4c2c a653 f07a6453b52c Celulares de Alagoas e outros estados no Nordeste tem o nono dígito agora

A partir de hoje (10) as ligações para telefones celulares de Alagoas (82), Ceará (85 e 88), Pernambuco (81 e 87), Paraíba (83) Piauí (86 e 89) e Rio Grande do Norte (84) só serão completadas com o 9º dígito. Terminou ontem o prazo de transição dado pela Anatel para que as ligações feitas com oito dígitos fossem realizadas.

A mudança ocorreu nos estados da região Nordeste como forma de possibilitar novas combinações numéricas. Outros estados do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Maranhão, o nono dígito já está em vigor.

A previsão da Anatel é que em 11 de outubro os celulares de Minas Gerais, Bahia e Sergipe recebam o nono dígito. A meta é que em 2016 todos os celulares do país tenham o número 9 no início do número atual.

Para quem ainda não conseguiu realizar a mudança nos contatos da agenda telefônica, todas as operadoras de telefonia disponibilizaram aplicativos que realizam o procedimento em minutos. Usuários de sistema operacional Android, Windows Phone e IOS podem acessar as lojas virtuais destinadas a cada sistema e buscar o aplicativo de sua operadora.