8003d164 1d9c 47ba 97ad 3ac45e55f4cc

REVESTIMENTOS

Criar ambientes diferenciados, elegantes e únicos é uma tarefa que exige muito do arquiteto e decorador. As inovações tecnológicas em revestimentos e a grande oferta de produtos têm ajudado muito aos profissionais na hora de projetar.

Hoje, encontramos com muita facilidade no mercado, inúmeros tipos de revestimentos com preços e qualidade bem variados, e para todo tipo de cliente, desde o mais exigente e disposto a investir em tecnologia, inovação e qualidade, ao público mais simples, porém, que não abre mão da beleza, requinte e exclusividade.

Em um mesmo projeto, é possível especificar um cimentício ou papel de parede, azulejo ou cerâmica, mas claro que, o resultado final ficará diferente, porem, não menos elegante. Confiram um pouquinho de cada revestimento:

 

CIMENTÍCIO

Os cimentícios vieram para ficar. Cada vez com mais padrões e cores, conseguem imprimir em qualquer parede uma personalidade única. Eles podem vir brutos, imprimindo um estilo mais rústico, despojado ou resinado, que de certa forma, facilitam sua manutenção.

Encontramos no mercado marcas que enfatizam pequenas dimensões, tornando o produto mais econômico e fácil de aplicar.

 

Neste lavabo, projetado pelo escritório Cris Nunes Arquitetura, optei por usar o cimentício flora, da Rerthy.

Outras marcas mais exclusivas investem em produtos com grandes dimensões que, apesar de serem mais difíceis de aplicar, têm o poder de transformar o espaço em algo único, unindo beleza e sofisticação.

O uso do revestimento cimentício Duna, da Castelatto, foi evidenciado nesta sala projetada pela arquiteta Mônica Stuart. Tal revestimento trouxe mais sofisticação e elegância ao ambiente.

 

AZULEJO

Os azulejos, que já foram muito usados e entraram em desuso por um determinado tempo, voltaram com força total nos últimos anos. Eles conseguem individualizar e enobrecer qualquer ambiente. Muito usados em cozinhas e áreas gourmet, eles têm sido utilizados de forma inovadora nos mais variados ambientes, tais como: salas, recepções e banheiros.

Nesta cozinha, projetada pela arquiteta Natália Duarte, ela optou por utilizar este belíssimo azulejo Pavão, tornando o ambiente mais alegre e aconchegante.
Já neste espaço, a arquiteta Mércia Marinho soube unir perfeitamente dois revestimentos distintos, a cerâmica Atlas e o azulejo Pavão, valorizando o que tem de melhor em cada um.

 

PORCELANATO

O mercado nacional tem uma infinidade de modelos, cores, dimensões, materiais e preços. Além dos azulejos, propriamente ditos, revestimento cerâmico de pouca espessura, geralmente quadrado ou esmaltado na face principal, contamos, ainda, com produtos similares em estética, porém, fabricados nos mais diferentes materiais, a exemplo do porcelanato, vidro e – acreditem –, tecido e adesivo.

 “Aqui o cliente queria uma mesa onde ele pudesse comer frutos do mar, receber amigos, sem problemas com a superfície da mesa”, diz o arquiteto Fábio Malves. Nesta cozinha gourmet, Fábio soube utilizar o porcelanato Ladrilho Patchwork da Ceusa (Vivace Design) e criar este ambiente aconchegante e de fácil manutenção. Eis outro uso surpreendente para o porcelanato.

 

Neste banheiro esta pastilha de vidro da Vetromani, além de ser super requintada e bonita, torna-se exclusiva na medida em que é possível escolher as suas cores e dimensões.

 

O tecido impermeável veio auxiliar a quem quer dar uma cara nova à cozinha ou a qualquer outro ambiente, sem ter de fazer quebradeira nem sujeira. Eu mesma fiz uso deste produto para criar uma copa mais alegre em meu escritório. Em cerca de 10 minutos, colei os tecidos adesivados neste espaço e, o melhor de tudo, só investi R$ 140,00.

 

FOTO ADESIVO

Outra alternativa de mudar o visual da casa é investir na adesivação. Com esta técnica, é possível criar um desenho exclusivo. A única desvantagem está na sua durabilidade. Mas, claro que uma parede com um belo revestimento ficará muito mais elegante e prático. No entanto, esta opção é perfeita para quem quer investir pouco e ter um resultado estético bacana.

Nesta lavanderia, projetada pelos arquitetos maranhenses Claudio Santos e Érica Ribeiro, o adesivo atraiu todos os olhares. “Uma parede toda adesivada com uma foto submersa das algas dos Lençóis, feita por Meirelles Jr.”

 

PAPEL DE PAREDE

O papel de parede foi outro revestimento que voltou com força total. O mercado tem oferecido uma infinidade de padrões, cores e materiais. Além do papel de parede convencional, é possível encontrar a opção tridimensional, que imprime maior sofisticação e exclusividade ao ambiente. 

Nesta sala de jantar, usei o papel de parede de forma integral. A intensão foi dar a idéia de continuidade e valorizar tanto o pé direito quanto o teto.

 

Nesta cozinha, projetada pelas arquitetas Mariana Abdala e Amanda Vilela, o papel de parede tridimensional foi usado na parede e no teto de uma forma surpreendente e muito elegante. 

 

PASTILHA

As pastilhas que são muito usadas em áreas molhadas como cozinhas, banheiros e piscinas, também têm tido seu uso disseminado, aparecendo em salas de estar, lojas, fachadas, entre outros locais. Isso se deve às inúmeras variações que o mercado oferece, com modelos inovadores, requintados e diferenciados.

 

 

 

 

 

 

 

 

PEDRAS NATURAIS

E o que dizer das pedras naturais? Nossa como elas embelezam e enobrecem. Além de serem lindas e sofisticadas, contribuem com o conforto térmico do ambiente, principalmente em lugares de temperaturas quentes como o nosso Nordeste.

Neste belíssimo lounge gourmet, projetado pelas arquitetas Creuza Lippo e Sandra Leahy, o revestimento de pedra natural da Palimanan teve um destaque todo especial.

 

 

Neste post, fiz somente um breve resumo das inúmeras opções de produtos que temos na hora de escolher um revestimento para embelezar o lar. Mas, vale à pena pesquisar a infinidade de opções disponíveis no mercado alagoano e brasileiro.

 

Contatos:

Algo Mais Consultoria e Assessoria – (82) 3034.5830

Mônica Stuart – (82) 9118.7452

Cris Nunes Arquitetura – (82) 3325.8265

Cris Nunes – (82) 9937.2000

Natália Duarte – (82) 9600-0322

Mércia Marinho – (82) 9971-0337

Fábio Malves – (82) 9991-8365

Érica Ribeiro e Claudio Santos – (98) 3235-6282

Mariana Abdala e Amanda Vilela – (82) 9987-6426

Creuza Lippo e Sandra Leahy – (82) 9982-4213

 

Cris Nunes Arquitetura

http://www.crisnunes.com.br

Maceió – Av. Álvaro Calheiros, 4/C, Jatiúca

Arapiraca – Rua Boa Vista, 140, Centro

(82)3325.8265/ 99938.2000/ 99937.2000/ 98852.5551