Tiago sampaio Crianca

Políticas públicas para crianças e adolescentes estarão em pauta na próxima segunda-feira (24), na Escola Judite Paiva, localizada no município de Rio Largo, a partir das 8h, durante a 8ª Conferência Metropolitana dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pela Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Serão eleitos 115 delegados adultos e 24 delegados adolescentes para participarem do encontro estadual no dia 15 de setembro, no auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremal).

Estarão presentes representantes das cidades de Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Capela, Coqueiro Seco, Flexeiras, Joaquim Gomes, Maceió, Marechal Deodoro, Messias, Paripueira, Pilar, Rio Largo, Santa Luzia do Norte e Satuba.

Com o tema "Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal", a conferência objetiva a formulação de Política de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente que deverão, posteriormente, balizar a elaboração de um Plano Decenal da Política de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente, nas esferas municipal, estadual e nacional.

A elaboração das diretrizes será norteada pelos eixos orientadores “Promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades”; “Proteção e Defesa no Enfrentamento das Violações de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”; “Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos”; “Participação de crianças e adolescentes em espaços de construção da cidadania” e “Gestão da política (inclui a discussão sobre o Pacto “Um Mundo para a Criança e o Adolescente do Semiárido”).

As conferências têm como público-alvo conselheiro tutelares, universidades públicas e privadas, promotoria de Justiça da Infância e Juventude, defensores, juizes, delegados, empresários, técnicos e órgãos estaduais e muncipais que atuam na área da infância e da adolescência.

Mais orientações e informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico cedca_alagoas@hotmail.com ou pelo fone 8883-7564.