A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza segunda-feira (24) mais uma capacitação sobre a Saúde do Trabalhador. A iniciativa será destinada aos agentes comunitários do município de Pão de Açúcar. O evento faz parte de uma ação integrada promovida pelos técnicos das diretorias de Vigilância da Saúde do Trabalhador, Epidemiológica, Ambiental e de Promoção da Saúde.

De acordo com a diretora de Vigilância da Saúde do Trabalhador, Gardênia Santana, o objetivo é orientar aos profissionais sobre a importância na detecção de casos e implementação das notificações dos agravos relacionados ao trabalho e a vigilância em saúde do trabalhador.

"Durante a capacitação vamos abordar também a importância das ações de prevenção e promoção da saúde, e diante dos casos identificados de profissionais adoecidos, eles serem encaminhados à unidade de tratamento”, disse a diretora, informando que está sendo traçado um mapa de risco da área de trabalho no Estado.

Nos dias 24 e 25 deste mês, a capacitação será realizada em Pão de Açúcar; e nos dia 2 e 4 de setembro em Santana do Ipanema. Além da capacitação, haverá ainda uma supervisão nos municípios, com a finalidade de avaliar se os conhecimentos adquiridos estão sendo aplicados.

Participam da ação, os facilitadores Teresinha de Jesus (enfermeira); Marlene Soares (pedagoga); José Lourenço das Brotas (técnico de Saneamento); Maria Aparecida Martins (técnica de Enfermagem); Tereza Cristina Faria (vigilância ambiental); Josias Morais Pimentel (veterinário) e Lourdes Couto Rebelo (promoção da saúde).