Assessoria 13994876574419 Renan Filho disputará governo pela Frente de Oposição

A pesquisa para as intenções de voto realizadas pelo Ibope mostra que as eleições para governador em Alagoas podem ser decididas no primeiro turno. Se as eleições fossem hoje, o candidato Renan Filho (PMDB) venceria com 35% dos votos sobre Benedito de Lira (PP) que aparece com 25% das intenções de voto.

A pesquisa aconteceu entre os dias 23 a 27 de maio deste ano e ouviu 812 eleitores em na capital e no interior de Alagoas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo nº AL 00004/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo nº BR 00135/2014.

Os números do Ibope apontam que o candidato Renan Filho venceria com uma vantagem de 10% de votos sobre os demais tanto na capital quanto no interior. Vinte e nove por cento dos entrevistados em Maceió disseram que votariam em Renan Filho. No interior o percentual ficou em 37%.

O candidato Benedito de Lira aparece em segundo lugar, com 21% das intenções de votos da capital e 26% do interior. Eduardo Tavares (PSDB) teve 5% em Maceió e 3% nas cidades do interior. Já Mário Agra (PSOL) teria 1% dos votos em Maceió e 2% no interior caso as eleições fossem agora.

Dos entrevistados da capital, 32% responderam que votariam nulo, enquanto no interior o número chega a 18%. Não souberam ou não responderam a pesquisa 11% dos entrevistados em Maceió e 13% nas cidades do interior.

Expectativa de vitória e rejeição

A pesquisa do Ibope também perguntou aos entrevistados a opinião de quem seria o próximo governador de Alagoas. Quarenta e um por cento dos entrevistados responderam que Renan Filho seria eleito nas eleições de outubro. Benedito de Lira aparece em segundo com a lembrança de 25% dos entrevistados. Eduardo Tavares ficou terceiro com 2% e Mário Agra em último com 1%. Neste quesito, 32% dos entrevistados não responderam ou não quiseram opinar.

Quando a pergunta foi rejeição aos nomes dos candidatos ao governo, Benedito de Lira aparece com 33%, seguido de Mário Agra, com 32% e Eduardo Tavares com 30%. Renan Filho aparece em último com 26% de rejeição. Vinte e quatro por cento dos entrevistados pela pesquisa não souberam ou não responderam à pergunta.

Apoio de Lula aumentaria intenção de voto

O ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva se mostrou como um nome que influenciaria a escolha do futuro governador de Alagoas. Questionados sobre se o apoio de Lula iria aumentar, diminuir ou não iria influenciaria na escolha do candidato, 34% das pessoas responderam que o apoio de Lula aumentaria muito a vontade de votar neste candidato.

Trinta e dois por cento responderam que não afetaria sua vontade de votar no candidato apoiado por Lula.

Dezoito por cento afirmaram que aumentaria um pouco, 7% diminuiria muito e apenas 4% disseram que diminuiria pouco. Quatro por cento dos entrevistados não soube ou não quiseram responder.