Jonathas Maresia 134868329620120926 123355 Vereadora Heloísa Helena e Marina Silva

A vereadora Heloísa Helena (PSOL) mais do que nunca tem se mostrado engajada no projeto de construção de um novo partido com Marina Silva (ex-PV). O projeto pode resultar em uma frente que consolide a candidatura de Marina Silva à presidência da República em 2014.

E Heloísa Helena? Teria projetos para 2014? Bem, na imprensa alagoana se especula sua candidatura para o Senado Federal ou para a Câmara Federal. Seria isso mesmo? E por um novo partido, ao lado de Marina Silva? Respostas que o futuro trará.

O fato é que as palavras e Heloísa Helena em suas redes sociais mostram o apoio a Marina Silva e a luta pela formação da nova legenda. Por enquanto é só, e já pode ser muito pelas interpretações que podem ser dadas.

A psolista relembra o quanto Marina Silva resistiu – segundo Heloísa Helena – na construção de um novo partido, mas “depois de vários meses em que esteve conversando com os agrupamentos sociais que legitimaram sua candidatura presidencial chegou à conclusão da necessidade de fazê-lo”.

Heloísa Helena ainda é enfática: “com a mesma generosidade democrática que o povo brasileiro nos acolheu – na duríssima batalha de legalização do PSOL – estarei à disposição da nossa querida Marina para a tarefa hercúlea de consolidação da nova estrutura partidária com o perfil programático que identifica sua caminhada em defesa da ética, da participação popular, da sustentabilidade”.

Com o nascimento do novo partido, teremos um mudanças nas estruturas do PSOL? Em Alagoas, no xadrez para 2014, uma possível saída de Heloísa Helena pode abrir espaço para que o psolista Alexandre Fleming – que recentemente deixou a presidência municipal da legenda - consolide uma candidatura ao Senado Federal pelo partido apesar da crise que enfrenta neste momento? Bem, são perguntas que surgem no xadrez político.

Não é segredo a crise do PSOL local. Como não é segredo as divergências nacionais e algumas envolvendo lideranças importantes da legenda. Assim como não é segredo o peso de Heloísa Helena no projeto de Marina Silva.

Ainda sobre o projeto de Marina Silva para o próximo pleito, Heloísa Helena também ressalta: “talvez seja desnecessário, mas devo lembrar que estive entre os que souberam acolher o PSOL, até os que conspiraram duramente contra a sua construção. Portanto, jamais poderia deixar de ajudar a quem sempre agiu conosco de forma leal, respeitosa e generosa como nossa Marina, que sempre foi exemplo de grandeza política”.

Heloísa Helena ainda espera que “sejamos” capazes de ajudar Marina Silva no projeto. O sejamos é referencia ao PSOL, evidentemente. O que pode abrir espaço – claro – para que a formação do partido de Marina Silva nada tem a ver com mudança de sigla de Heloísa Helena. Afinal, a psolista não trata do assunto, apesar de abrir espaço para o questionamento.

Mesmo sendo um projeto para 2014 que Marina Silva pretende construir, é bom lembrar – e a psolista faz isto muito bem – que “o tempo é muito pequeno para tarefa tão complexa e grandiosa. É sempre mais fácil o oportunismo vulgar dos que preferem o parasitismo político das estruturas prontas, mas não será a primeira vez que enfrentaremos os áridos campos de baralhas honradas tentando semear esperanças e corajosamente lutando por novos e melhores caminhos para nosso Brasil”. Finaliza bem ao estilo Heloísa Helena, em sua fala nas redes sociais.

Uma coisa é fato: decisões de Heloísa Helena podem mudar muita coisa no PSOL para 2014.

Estou no twitter: @lulavilar