Mesmo com a inscrição de uma única chapa - o que já garante a vitória do presidente, o vereador Hugo Wanderley (PMDB/Cacimbinhas) e de seu vice, o vereador França Júnior (PSDB) - os edis envolvidos no processo estão percorrendo várias casas legislativas municipais do Estado de Alagoas.

As visitas se iniciaram no começo desta semana e - conforme bastidores - a preocupação é legitimar a vitória do grupo em todos os aspectos, inclusive tendo, se possível, a maioria dos votos dos mais de mil vereadores do Estado de Alagoas. Em outras palavras, o desejo de Hugo Wanderley e de seu grupo é de ter uma “votação expressiva” no dia da eleição, que será em 20 de janeiro.

Não é por acaso que, no mesmo dia, será feita uma confraternização entre os vereadores do Estado, no Clube da Fênix. Uma forma também de reunir os pares e garantir o sufrágio. Nas casas legislativas, Hugo Wanderley e França Júnior falam do fortalecimento da UVEAL nos próximos anos, conseguindo com que a entidade ocupe espaços importantes em conselhos estratégicos do Estado. Em alguns, os vereadores já possuem cadeira.

Sem contar com outras bandeiras de luta, como a oposição à Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que acaba com os salários dos edis que estão em cidades com menos de 50 mil habitantes. Os edis já sabem que possuem como aliados dois senadores alagoanos: Renan Calheiros (PMDB) e Benedito de Lira (PP), apesar dos entraves iniciais com este último. Questão do passado que foi resolvida.

Em relação às visitas, os edis já estiveram nas cidades sertanejas como Mata Grande, Santana do Ipanema, Olivença, Palmeira dos Índios, dentre outras. Nesta sexta-feira, dia 11, devem partir para a Zona da Mata. Hugo Wanderley parte -portanto - para uma confortável reeleição.

Estou no twitter: @lulavilar