Arma em formato de iPhone...A imprensa e seu eterno desconhecendo do mundo real...

18/01/2017 17:18 - Bene Barbosa
Por Bene Barbosa
Image

De tempos em tempos a imprensa é pega de surpresa com algum lançamento ou novidade no mundo das armas de fogo e munições e, claro, com total desconhecimento sobre a matéria sai em desabalada e histérica carreira publicando tudo aquilo que ela imagina ser verdade. Quase sempre um amontoado de bobagens e premonições catastróficas que deixariam Nostra Damus apavorado! Chamar alguém que tenha o mínimo conhecimento técnico sobre o assunto? Nem pensar! Muito melhor é consultar aqueles “especialistas” de sempre, do mais do mesmo, que no fundo não fazem a menor ideia do que estão falando. Para exemplificar temos o recente aparecimento das tais armas feitas em impressoras 3D. Lembram do alarde que foi feito? E ai, na prática o que ocorreu? Algum atentado? Um mísero homicídio? Armas sendo impressas e distribuídas pelas ruas? Nada! Só barulho. Festim!

A última agora é o lançamento de uma pistola em calibre .380 ACP com capacidade de apenas dois cartuchos e que se parece com um celular, mais precisamente com um i-Phone. Pronto! Imediatamente pipocaram pelo mundo matérias sensacionalistas que fazem parecer que tal arma é imperceptível e alguém com uma dessas poderia entrar em qualquer local... Primeiramente ela não é invisível nem ao olho humano que com uma rápida examinada pode identificar que não se trata de um celular “comum” e muito menos é invisível aos detectores de metal, equipamentos de raio-X e scanners corporais... E, segundo, para espanto de muitos jornalistas, isso não é sequer novidade!

Desde que as armas foram desenvolvidas, sejam de fogo ou não, muito se empenharam em dissimulá-las em objetos comuns e inofensivos. Assim, se qualquer um der uma vasculhada no Google procurando por “armas dissimuladas” ou “Disguised firearms”. Encontrará armas dissimuladas em formatos de anel, relógio, crucifixo, caneta, isqueiro, bengala, fivelas de cinto, guarda-chuva, maleta, lanterna, maço de cigarros, cachimbo e mais uma infinidade de opções! Nem mesmo a ideia do telefone celular é nova. Lá pelos meados da década de 90, um produtor não identificado lançou uma versão onde o celular-pistola era em calibre .22 e podia efetuar 4 disparos consecutivos, é possível encontrar vídeos dessa arma no Youtube. Neste último caso, em especial, lembro-me muito bem do alarde da imprensa sobre como ele poderia ser usado por criminosos, terroristas e contra policiais... Até onde se sabe, não houve um só caso!

Não bastasse isso temos ainda armas em tamanho diminuto com os mini-revolveres da North American Arms, Derringers (pequenas pistolas de dois tiros) e pistolas semiautomáticas minimizadas em seus mecanismos e calibres. Todas elas podem ser – e são! – escondidas de várias formas.  Eu mesmo, na década de 90, portei – legalmente, é bom dizer - uma pequena pistola Taurus modelo PT 51 em calibre 6,35mm dentro de uma carteira coldre. Aqui faço um parêntese: a legislação brasileira proíbe qualquer tipo de arma dissimulada, ou seja, uma arma feita em formato de outro objeto com o intuito de evitar que a mesma seja identificada como tal.

O que demostro é que, mais uma vez, há muito barulho por nada. Histeria anti-armas já muito bem conhecida por nós e só isso. Pode alguém cometer uma atrocidade com a tal arma i-Phone? Sim, poderia. É provável que aconteça? Muito pouco provável. E mesmo que ocorra, a inexistência dela não impediria que ocorresse, pois há e sempre haverá existência de outras opções tão ou mais eficazes.

Michael Moore, um dos mais doentios defensores das restrições para armas, mesmo ele, não foi capaz de ignorar a verdade de que qualquer objeto pode se tornar uma arma mortal e após o fatídico 11 de setembro em NY, escreveu:

"Isto começou como um documentário sobre a violência com armas na América, mas o maior assassinato em massa de nossa história acabou de ser cometido - sem o uso de uma única arma! Nem um único projétil disparado! Nenhuma bomba foi explodida, nenhum míssil disparado, nenhuma arma (ou seja, um dispositivo fabricado especificamente e com o propósito único de matar humanos) foi usada. Um estilete! - Eu não consigo parar de pensar nisso. Mil leis de controle de armas não teriam prevenido esse massacre. O que estou fazendo?"

A imprensa precisa urgentemente parar de se retroalimentar sobre certos assuntos, parar de acreditar que o seu pensamento ou suposto conhecimento, discutido em mesas de barzinhos badalados com outros jornalistas que pensam exatamente da mesma forma, são a verdade absoluta e incontestável.  Publicar coisas assim, sem ouvir quem realmente entendo sobre o assunto, quase sempre acaba em vergonha daqueles que parecem fazer questão de viver fora do mundo real.

 

Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..