Deputado quer restringir venda de arcos e flechas. Não, não é piada!

10/10/2016 10:59 - Bene Barbosa
Por Bene Barbosa
Image

O deputado estadual por São Paulo, Orlando Bolçone (PSB), propôs um projeto de lei para restringir a venda de armas, flechas e balestras. Não, querido leitor, não é brincadeira. De acordo com deputado para se comprar esses equipamentos a pessoa deve ter 18 anos ou mais, apresentar comprovante de residência e documento de identificação. Esses dados serão arquivados pelo lojista que poderá ser multado no caso do não cumprimento.

Pois, pois... O político baseou esse genial projeto no caso onde um homem assassinou um catador com uma flechada no pescoço. O caso ocorreu em São Paulo e teve grande repercussão. Perceberam a primeira genialidade do projeto? Oras, o assassino Denis Young Kim, de 33 anos, poderia ter comprado a balestra mesmo se a lei apresentada já vigorasse, ou simplesmente poderia ter usado uma faca, um taco de baseball ou uma chave de rodas... Muito útil mais essa lei, muito útil....

Se a inutilidade não basta temos ainda questão da constitucionalidade essa lei é inconstitucional! O deputado sabe disso e fez um risível malabarismo para justifica-la ao dizer ao invocar o inciso XII do artigo 24 da Carta Magna quer dá competência estadual a legislação sobre a proteção e defesa da saúde! Para esse legislador, ao restringir arcos e flechas estamos falando de saúde pública!

O grande problema desse tipo de legislação restritiva é que não é nada difícil que outros deputados embarquem no discurso fácil do “pelo menos estamos fazendo alguma coisa” e acabem por aprova-la. Perigo maior ainda é que isso se espalhe por outros estados e, acreditem, as piores e mais inúteis ideias legislativas são as que mais encontram terreno fértil e, ainda, em algum momento, alguém dirá: há poucas restrições, precisamos de mais! E mais! E mais!

Já houve repercussão na imprensa – e políticos adoram isso, vivem disso! – no portal da Globo, o G1. A repercussão foi positiva? Aos olhos do jornalista sim, agora, aos olhos dos leitores: nem um pouco! Um massacre nos comentários. Vejam aqui: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/10/projeto-de-lei-quer-controlar-venda-de-armas-que-disparam-flechas-em-sp.html

E por falar em massacre, como será então que foi a repercussão entre os eleitores do dito deputado? Bom, o massacre foi mais massacrante ainda! Um rolo compressor desenfreado passou pela Time Line do Facebook do autor expondo toda a satisfação com o genial projeto! Vale a pena dar uma conferida enquanto a postagem estiver lá... https://www.facebook.com/orlandobolcone/posts/1039900152774130

Infelizmente boa parte do nosso legislativo é assim: pseudodemagogo (afinal demagogia consiste em dizer o que o eleitor quer ouvir), ansiosos em conseguir algumas linhas na imprensa e, principalmente, se lascando para o erário dos pagadores de impostos com projetos que custam uma fortuna em tramitação mesmo não valendo nada.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..