A página na internet do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br) ficou fora do ar na manhã desta sexta-feira (24) entre as 7h15 e as 7h50. De acordo com a pasta, os hackers derrubaram o servidor, mas não houve tentativa de invasão à página. Com a sobrecarga, o site ficou fora do ar por 35 minutos, mas voltou logo depois.

Os hackers fazem acessos de computadores e provedores espalhados no mundo todo, provocando a queda da página ou a operação com lentidão. O diretor superintendente do Serpro, Gilberto Paganotto, afirmou que as tentativas de invasão aos sites são frequentes, mas reforçou que a empresa tem sistemas sofisticados e pessoas altamente treinadas acompanhando esse tipo de ataques durante 24 horas, todos os dias do ano.

O coordenador de comunicação social do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados, o órgão responsável pelos principais sistemas informáticos do governo federal), Carlos Marcos Torres, disse, por sua vez, que nenhum dos sites administrados pelo órgão sofreu invasão que pudesse expor dados sigilosos do governo ou de cidadãos.

A página do Senado Federal também ficou fora do ar por algumas horas ontem, mas a reportagem da Agência Brasil não conseguiu contato com a Secretaria Especial de Informática da Casa para confirmar se a queda também foi provocada por hackers.