A Nintendo realizou sua conferência na Electronic Entertainment Expo (E3) nesta terça-feira (7), anunciando o Wii U, que apresenta um controle que lembra um tablet, com uma tela sensível ao toque. O aparelho será lançado apenas em 2012.

O aparelho permite levar os games que estão na TV para serem jogados no controle, permitindo que alguns títulos façam uso da tela sensível para desenhar. Além disso, games podem apresentar mais detalhes como menus de itens na tela do novo controle enquanto o jogador observa a ação na TV. Ainda, será possível usar navegador de internet, títulos de realidade aumentada e outros recursos. "O Wii u não é um videogame portátil, ainda que pareça um", disse o presidente da Nintendo, Satoru Iwata.

O controle apresenta câmera frontal e traseira, permitindo que usuários do videogame conversem com amigos por meio de vídeo. Em um game de golfe, por exemplo, o Wii u mostra o local onde a bola está para ser batida com o taco. Games que usam o Wii Remote podem ser utilizados com a ponta dos dedos. Em beisebol, por exemplo, em vez de realizar os movimentos com o controle, basta usar os dedos para rebater a bola.

Games antes lançado exclusivamente para consoles mais poderosos como o PlayStation 3 e Xbox 360, como "Batman: Arkham City", "Dirt 3", "Darksiders II" e "Ninja Gaiden 3" estarão no Wii U.

Um novo game da série "Smash Bros." será desenvolvido ao mesmo tempo para o Wii, usando o controle Wii u, e para o Nintendo 3DS, já que em ambos é possível usar a tela sensível ao toque.

A Electronic Arts, com o seu CEO, John Riccitiello, afirmou todo o suporte para o game. "Battlefield 3" é um dos games que poderão usar o novo controle do Wii U. "Será possível usar o controle para conversar com outros jogadores, adquirir informações de partidas. "As possibilidades são infinitas", disse.

O presidente da Nintendo of America, Reggie Fils-Aime, disse que a Nintendo manterá as quatro plataformas no mercado com Nintendo DS, Wii, Nintendo 3DS e Wii U.

Iwata revelou que o novo videogame da Nintendo será mais profunda e pegará um público ainda mais amplo do que o Wii. "Temos que servir todos os jogadores", disse. "Por isso, iremos colocar nosso novo aparelho no mercado apenas em 2012 e reforçaremos os títulos para o Nintendo 3DS"

Lançamentos para o 3DS
"Super Mario 3D" foi o destaque entre os games para o Nintendo 3DS. O game traz a famosa roupa Tanooki, do guaxinim, que permite que o herói flutue por alguns instantes,. O jogo também usa cenários tridimensionais, como em "Super Mario Galaxy" do Wii. Mario pode dar cambalhotas para eliminar os inimigos e saltar maiores distâncias. De acordco com Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, o título será lançado antes do final do ano.