Caros Leitores,


É com muita honra que início nesta quinta-feira, dia 2, a nova jornada no Portal Cada Minuto! Mais uma etapa na estrada do jornalismo que abracei não só como retirada do meu sustento, mas por acreditar no processo da discussão democrática que se trava no campo das ideias. Aliás, por achar – de fato! – que o processo do diálogo, sobretudo com os textos mais analíticos, sem abrir mão da honestidade intelectual, pode nos ajudar a criar um mundo melhor.

Se não mudar de forma instantânea a realidade que nos cerca - tarefa árdua, diga-se de passagem – ao menos ter a certeza de andarmos para frente, na busca por dias melhores, com discussões proveitosas! Esta é a proposta deste espaço. Não quero que meus leitores concordem comigo todas às vezes. Muito pelo contrário! Busco a divergência civilizada, pois é um processo que me estimula e me ajuda muito a crescer como profissional e como ser humano.

Agora, o que pretendo é não perder jamais - nesta carreira de jornalista - a visão para além dos fatos expostos. É preciso escavacar bastidores, onde muitas vezes adormece a verdade dos interesses escusos! É preciso ter a capacidade de se indignar diante das injustiças! De levantar a voz – ainda que o silêncio seja maior que o grito – para mostrar que a imparcialidade, muitas vezes, é um mito comprado e que a população é quem paga o preço por este tipo de jornalismo incolor e inodoro, que segue em busca da audiência ou do aplauso fácil.

Os blogs abrem um novo espaço para o processo de construção de informação e opinião. Com maior interatividade e propensos a puxarem novos caminhos para determinados fatos onde alguns pontos de vistas – quase que obrigatoriamente – só passam as vistas em poucos pontos. Por isso me apaixonei por este tipo de linguagem dos blogs. Por isto virei fã de muitos blogueiros alagoanos, que estão na imprensa local, ou fora dela, de forma independente (sem a bandeira dos grandes portais)! Inclusive aqueles com os quais discordo ideologicamente, mas tenho um imenso respeito pela postura ética e honesta intelectualmente.

Seja bem vindo, caro leitor, a minha nova casa. Que sejamos parceiros! Sinta-se a vontade para criticar, questionar, dialogar, divergir, contribuir de uma forma geral. Só evitemos os excessos, palavrões, críticas negativistas e vazias que em nada ajudam! E mais uma vez, reafirmo – como reafirmei quando fui convidado a integrar ao seio da família Cada Minuto – não ando em busca de quantidade, mas sim de qualidade. É isto que me leva a estudar, ler, pesquisar diuturnamente para sempre estar à altura dos leitores que visitam este espaço. Puxa a cadeira, senta um pouco e vamos aos diálogos...
 

Estou no twitter: @lulavilar