Com objetivo de proporcionar assistência médica de primeira qualidade para a população de Maceió, o prefeito Cícero Almeida e o secretário municipal de Saúde, Francisco Lins, reinauguraram nesta sexta-feira (20) o Complexo Casa Maternal Denilma Bulhões e Unidade de Saúde Dr. Hamilton Falcão, localizado no bairro do Benedito Bentes I.

A Maternidade Denilma Bulhões obteve, ao longo dos anos, resultados bastantes satisfatórios, refletidos não só na eficiência do atendimento à população, mas, principalmente, no melhor aproveitamento de sua capacidade. Após oito meses de reforma, a maternidade continuará realizando partos normais tendo a frente uma equipe formada por 14 médicos obstetras, 13 neonatologistas, 22 auxiliares de enfermagem e sete enfermeiras obstetras, um nutricionista, um psicólogo e três fonoaudiólogos que se revezam em plantões diários.

A estrutura é composta por 10 leitos, uma sala de triagem e uma de parto. Os casos de cesarianas e pacientes de risco deverão ser encaminhados para primeira unidade de referência que é o Hospital Universitário (HU), por ser o mais próximo da região. A maternidade funcionará 24 horas.

As gestantes poderão desfrutar do parto humanizado, com direito a acompanhante, além de receberem orientações induzindo ao parto normal. A maternidade também conta com o ‘Selo Amigo da Criança’, no qual conta com uma enfermeira obstetra e um auxiliar de enfermagem que realiza as coletas domiciliares de leite materno.

Na Unidade de Saúde Hamilton Falcão o atendimento é composto por um cardiologista, três clínicos, dois odontólogos, quatro ginecologistas, duas enfermeiras obstetras e mais quatro obstetras que realizam o pré-natal.

Os usuários também poderão contar com o serviço de coleta de citologia, eletrocardiograma, serviço de ultrassom, além da realização do Programa de Proteção à Gestante (PPG).

Durante a entrega da reforma, Cícero Almeida afirmou que “Maceió tem uma equipe abnegada e com dedicação exclusiva para o povo”. Almeida ressaltou, ainda, que quando o assunto é salvar vidas a administração municipal não mede esforços.

Já o secretário de Saúde, Francisco Lins, afirmou estar muito satisfeito em entregar à comunidade do Benedito Bentes uma unidade de saúde deste porte. “A administração municipal está atenta e voltada para a área da saúde. Nosso compromisso será sempre com o bem-estar da população de nossa cidade”, acrescentou.

A solenidade contou com a presença de diversos secretários municipais, de vereadores, de técnicos do Ministério da Saúde (MS), além de profissionais e usuários.