O Projeto Raízes de Áfricas – Organização Não-Governamental Maria Mariá – realiza na próxima sexta-feira, 27 de março, no auditório da Casa da Indústria, no Farol, o 1º Encontro Etnicidades/Brasil: “Brasil e República de Cabo Verde: Laços e Diferenças/ Diferenças e Diálogos”.

O embaixador de Cabo Verde no Brasil, Daniel Antonio Pereira, é o presidente de honra do Projeto e estará no evento para o lançamento do Raízes de Áfricas no Estado. Na quinta-feira, o embaixador e o ministro-substituto de Políticas e Promoção da Igualdade Racial, Elói Ferreira, serão recepcionados pelo prefeito Flaubert Filho, em Viçosa.

Segundo Arísia Barros, coordenadora do Projeto Raízes de África, o encontro faz alusão ao Dia 21 de março, que é o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. “O encontro foi planejado para apresentar a população o que é o nosso projeto, além de ser um espaço destinado à troca de informação no que diz respeito às questões afro no Brasil”.

A programação do encontro inclui ainda o lançamento do Blog Raízes D’Áfricas, uma parceria com a TV Maceió e o portal Cada Minuto. O blog recebe a assinatura da professora Arísia Barros. No final do evento, o embaixador Daniel Antonio Pereira fará o lançamento do seu mais recente livro, que recebe o título Memórias de Cabo Verde do Governador Joaquim Pereira Marinho.

Os interessados em participar do evento já podem fazer as inscrições pelo e-mail: negrasnoticias@yahoo.com.br. As vagas são gratuitas e limitadas. A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (FIEA) é a patrocinadora oficial do evento. São apoiadores a Prefeitura de Viçosa, as vereadoras por Maceió, Tereza Nelma e Heloísa Helena, a Embaixada de Cabo Verde, o Governo Federal, por meio da Secretaria de Políticas e Promoção da Igualdade Racial, o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Estado das Relações Internacionais e o Sistema Fecomércio.