Notícias / Brasil/Mundo RSS

03/07/2010 06:52

Lula assina MP que simplifica recursos para municípios atingidos pelas enchentes

Cidades tem que mandar documentos comprovando perdas

por Ag.Brasil

Lula assina MP que simplifica recursos para municípios atingidos pelas enchentes

Antes de embarcar para um giro na África do Sul, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou uma medida provisória que simplifica a liberação de recursos para Estados e municípios atingidos por enchentes. As chuvas das últimas semanas causaram 20 mortes em Pernambuco e 37 em Alagoas.

Mesmo com o anúncio de verbas emergenciais, o dinheiro demora para chegar na ponta porque é necessário que os governos locais enviem à União documentos comprobatórios das perdas e da aplicação dos recursos. A análise dos documentos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil chega a demorar um mês.

O ministro Paulo Bernardo (Planejamento) afirmou na semana passada que o governo estava pensando em apresentar um projeto de lei para modificar a legislação, mas Lula decidiu fazer alterações por MP.

A medida provisória prevê a eliminação de burocracia nos repasses federais para ações de defesa civil em Estados e municípios, que ficam desobrigados a apresentar um plano de trabalho para receber os recursos. Estados e municípios ficam obrigados a prestar contas do uso do dinheiro ao TCU (Tribunal de Contas da União) e à CGU (Controladoria Geral da União).

Pela MP, o governo também cria um mecanismo para estimular Estados e municípios a criarem fundos para uso em caso de emergência. Para cada R$ 1 colocado no fundo, o governo federal se compromete a repassar outros R$ 3, em caso de desastre.

Estragos

Balanço divulgado nesta sexta-feira pela Defesa Civil de Pernambuco aponta danos em 22 postos de saúde e em 50 escolas.

O Estado registra ainda 87 abrigos em funcionamento no Estado para atender os afetados. Ao todo, 55.643 pessoas estão desalojadas --em casas de amigos e parentes-- e outras 26.966 estão desabrigadas, ou seja dependem dos abrigos públicos. Também são registrados danos em 14 mil casas, em 4.478 km de estradas e em 142 pontes.

ENCHENTES NO NORDESTE

Alagoas

28 cidades atingidas
37 mortes
26.618 desabrigados
47.897 desalojados
19.164 casas afetadas

-

Pernambuco

67 cidades atingidas
20 mortes
26.966 desabrigados
55.643 desalojados
14.136 casas afetadas

Siga o CadaMinuto no twitter clicando aqui


enviar para um amigo

  • Enviar »

comentar

ENQUETE

  • Qual será o setor que deverá ganhar maior atenção do novo governador de Alagoas?

  • Votar »

INTERAÇÃO

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba gratuitamente notícias do Cada Minuto em seu e-mail