Postado em 15/03/2016 às 10:08 por Assessoria em Interior

Jequiá da Praia comemora Dia Mundial da Água com diversas atividades

Mutirão de limpeza, capacitações e jogos educativos acontecem nos dias 21 e 22


Assessoria

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Prefeitura Municipal de Jequiá da Praia e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizam diversas atividades em alusão à data. As ações acontecem nos dias 21 e 22 em diversos povoados do município.

Entre as atividades estão mutirão de limpeza no Rio Jequiá e na Lagoa do Jequiá, passando por diversos povoados da região lagunar; estudo de meio para capacitação dos barqueiros de turismo sobre o ecossistema local, além de atividades voltadas para as crianças, com jogos educativos e cinema.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luana Spotorno, além de comemorar a data, o evento tem o objetivo de discutir os temas relacionados à preservação e uso consciente da água com a população.

“Durante os dois dias de atividades nós vamos discutir com barqueiros de turismo, pescadores e a comunidade sobre a importância da água enquanto bem natural, e reforçar as ações ambientais voltadas ao tema, principalmente com a população extrativista e alunos, que são multiplicadores do conhecimento. Tem que preservar este bem natural e a conscientização é muito importante”, explicou a secretária.

O Dia Mundial da Água surgiu diante da importância da água para a sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível. A data, comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema tão importante.

As atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água têm o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

 

Confira a Programação:

Dia 21/03

8h: Mutirão de Limpeza do Rio Jequiá

Local: Partindo de Duas Barras até a boca da Lagoa

Público Alvo: Barqueiros de turismo, pescadores e alunos a rede municipal.

 

14h: Estudo de Meio para capacitação dos Barqueiros de Turismo

Local: Partindo de Duas Barras (percurso turístico)

Público Alvo: Barqueiros de turismo

 

Dia 22/03:

8h: Mutirão de Limpeza das comunidades Lagunares e Lagoa de Jequiá

Local: Ponta de Pedra, Roçadinho, Ponta D´água, França e Alagoinhas.

Público Alvo: Pescadores e população em geral;

 

8h: Jogos Educativos e Cine.

Local: Escola do Povoado Alagoinhas

Público Alvo: Alunos da rede municipal de ensino.


Crédito: Assessoria