Polícia

Postado em 28/08/2016 às 17:40 0

Reeducandos são selecionadas para ingressar em programa referência no país


Por Agência Alagoas

Crédito: Agência Alagoas

Reeducandos do sistema prisional

A Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) vai iniciar na próxima segunda-feira (29) a 32ª seleção para admissão de novos internos no Núcleo Ressocializador da Capital (NRC). Ao todo, mais de cem reeducandos de várias unidades prisionais participarão do processo seletivo para concorrer a uma das quarenta vagas ofertadas até o dia oito de setembro.

Os custodiados serão entrevistados por uma equipe multidisciplinar. Aqueles que tiverem o perfil para entrar no NRC, serão aceitos. O interesse em estudar e trabalhar e os vínculos familiares são alguns dos fatores analisados pelos assistentes sociais, psicólogos e agentes penitenciários dos setores de Segurança e Serviços Penais do Núcleo.

Ao final das entrevistas, os avaliadores emitirão um parecer e os custodiados selecionados passarão por uma investigação final realizada pela equipe de Inteligência da Seris. Quando aceito pelo projeto, o custodiado assina um Contrato Voluntário de Adesão, devendo prezar cumprimento de todas as normas e regulamentos do NRC.

O comportamento de cada reeducando é acompanhado e avaliado diariamente através de conceitos negativo (N) e positivo (P). De acordo com a chefe do Núcleo, Geórgia Hilário, realizar uma seleção criteriosa é imprescindível para o sucesso do programa, que segundo levantamento realizado em 2015, tem taxa de reincidência criminal menor que 5%, enquanto a média nacional chega a 70%.

“Os reeducandos são voluntários, então temos que fazer uma triagem e analisar diariamente se eles realmente querem se integrar e seguir as diretrizes do projeto. O asseio individual e coletivo é cobrado, assim como a organização e limpeza do alojamento. No NRC todos trabalham e estudam, sem exceções”, destacou a gerente da unidade.

Caso obtenham três conceitos ‘N’ em um mês, eles são levados para a comissão disciplinar. Dependendo da gravidade, havendo alguma agressão física ou verbal, ou posse de objeto não permitido, eles podem até ser excluídos do programa da unidade que é referência no país.


Postado em 28/08/2016 às 15:46 0

Agente da Polícia Civil morre vítima de infarto dentro de delegacia no interior de Alagoas


Por Redação com Alagoas Web

O chefe de operações do 86º Distrito Policial de São Sebastião, Joseildo Amaro dos Santos, faleceu na manhã deste domingo (28), supostamente vítima de um infarto fulminante. O agente morreu enquanto trabalhava no plantão deste domingo, na 7ª Delegacia Regional de Penedo, Regional que coordena a delegacia onde o policial era chefe de operações.

A morte do agente foi lamentada pelos companheiro de trabalho, que usaram as redes sociais para informar aos demais integrantes das forças de segurança do estado o trágico acontecimento.

Amaro integrava a PC a 29 anos e tinha previsão de se aposentado em 2017.

O corpo do policial deve ser recolhido para o IML de Arapiraca.


Postado em 28/08/2016 às 15:34 0

Alagoas: 27 municípios entre os mais violentos. Governador comenta dados

Pesquisa reflete os dados até 2014. "Alagoas é, no país, quem mais reduziu a violência"



Berg Morais

Mulher chora ao perder o noivo, vítima da violência em Palmeira dos Indios

Quem acompanha os discursos do governador Renan Filho (PMDB) sabe que um dos principais pontos em que o chefe do Executivo bate nas entrevistas é a redução nos indicadores da violência do Estado. Há anos que Alagoas lidera o ranking das unidades federativas do país. A capital Maceió já chegou a ocupar as primeiras posições entre as cidades mais violentas. Esta semana, mais uma vez o Mapa da Violência serviu de “dor de cabeça” para o peemedebista.

            Lançado em 2016, ele reflete os dados de 2014. É bom que se diga isto para frisar o seguinte: Renan Filho ainda não era o governador do Estado. Todavia, dá - mais uma vez - a dimensão do desafio que o chefe do Executivo escolheu como cavalo de batalha. É bem verdade que, conforme os índices da Segurança Pública, houve redução, mas apesar de ser motivo para as peças publicitárias do governo ainda estamos longe de patamares aceitáveis. Não é exclusividade de Alagoas, já que o país acumula o assustador número de 57 mil homicídios por ano. Porém, o dado assustador é que o Estado que tem 102 municípios consegue ter 27 cidades entre as 150 mais violentas.

            Um outro dado emblemático para Renan Filho: Murici - a terra da família Calheiros, consequentemente do governador - ocupa a segunda posição, entre as cidades do interior, quando o assunto é morte por arma de fogo, com o impressionante dado de 100,7 homicídios a cada 100 mil habitantes. No quesito mortes por arma de fogo, Alagoas é o primeiro colocado com 56,1 a cada 100 mil habitantes. Maceió ocupa a segunda posição com 73 por 100 mil. Perde apenas para Fortaleza que alcança o índice de 81.

            Divulgação

            O novo Mapa da Violência - os dados são divulgados todos os anos pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais - foi apresentado ao país na quinta-feira, dia 25 de agosto. No estudo, vale repetir, 27 municípios aparecem entre os 150 municípios do país com mais de 100 mil habitantes onde houve as maiores taxas médias de homicídios. Entre os municípios alagoanos, além de Murici, a lista segue com Pilar em 6º lugar, com taxa de 92,5, Marechal Deodoro aparece em 11º, com 85,2 assassinatos, Rio Largo em 15º, com taxa de 80,5 homicídios, Arapiraca em 18º com taxa de 79,7 homicídios, Maceió aparece em 21º lugar com taxa de 77,2 homicídios.

            Não fica por aí, quando o assunto é Alagoas. A lista segue com Coruripe na 31º posição, com taxa de 66,7 homicídios, Santana do Ipanema em 38º lugar, com 64,1 mortes, Piaçabuçu em 39º lugar, com taxa de 63,9 homicídios, São José da Laje em 40º lugar, com 63,6 assassinatos, São Miguel dos Campos em 41º, com taxa média de 63,3, Joaquim Gomes em 45º, com 62,3, Viçosa em 63º com taxa de 56,5 homicídios por cada 100 mil habitantes, Atalaia em 72º lugar, com 54,8 assassinatos, seguido de Maribondo em 75º, com taxa de 53,8, Cajueiro em 76º, com 53,7 assassinatos, Palmeira dos Índios em 81º lugar, com 52,8 homicídios e Teotônio Vilela com 84º lugar, com taxa média de 52,6 homicídios.

            No final da lista ainda aparecem Messias em 88º lugar, registrando uma média de 51,2 homicídios, União dos Palmares em 102º lugar, Branquinha em 103º posição, ambas com uma taxa de 50,0 homicídios, Olho D’Água das Flores em 124º lugar, com taxa de 47,2 homicídios, Major Isidoro em 133º lugar, com taxa de 45,8 homicídios e encerrando com Ibateguara em 141º posição, com taxa de 44,9 homicídios para cada 100 mil habitantes.

            A tabela foi feita com base em dados colhidos entre 2012 e 2014 e mostra a posição que os municípios brasileiros dentro desse conjunto ficariam. O estudo é coordenado pelo sociólogo Júlio Jacobo e foi publicado pela primeira vez em 2005. As informações que dão base ao estudo são obtidas no Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) e no Ministério da Saúde.

Alagoas: perigoso para a população negra; governador comenta dados

 

            O governador Renan Filho comentou os dados do Mapa da Violência durante uma solenidade no Teatro Deodoro, justamente quando homenageava profissionais da segurança pública. É que os dados tiveram repercussão nacional devido ao programa Profissão Repórter da Rede Globo de Televisão. Foi justamente o programa que classificou Alagoas como o estado mais perigoso para a população negra. Vale um adendo: diante dos dados que mostram o Mapa da Violência, com a posição de Alagoas no ranking e a situação destas 27 cidades, é possível afirmar que o Estado é um dos mais perigosos para se viver independente de raça, credo, orientação sexual ou gênero.

            Renan Filho reconheceu os dados alarmantes, mas voltou a frisar a luta do governo para redução destes índices. “Eu não sei se o programa disse que nós fomos a única capital do Nordeste a reduzir os números da violência. É um processo gradativo, no qual diminuímos a cada mês esses índices e no final do ano, teremos uma prova ainda mais clara disso”.

            O governador segue: "Ainda somos violentos, porque aqui se mata muita gente, negros, pobres, associados ao tráfico, mulheres e homossexuais. Porém, estamos trabalhando".

            Renan Filho destacou o que seriam conquistas de seu governo na tentativa de combater a criminalidade. “Vemos aqui que a polícia está motivada para dar sequência à redução dos índices de violência no Estado, o que é uma das principais metas de governo e uma das necessidades do povo alagoano”, afirmou o governador.

            O chefe do Executivo ressaltou ainda o momento de crise e que mesmo assim foram garantidos investimentos em segurança, promoção de policiais e o combate efetivo aos crimes. De acordo com ele, são 1.203 entre praças e oficiais que subiram de patente, sem contar a assiduidade pontual dos salários. Renan Filho lembrou do fim dos gabinetes militares e o acordo salarial honrado com rigor. Para o governador, portanto, apesar dos índices negativos, Alagoas é, no país, quem mais reduziu a violência.


Postado em 28/08/2016 às 10:56 0

Homem é preso após tentar estuprar cunhada


Por Redação com Ascom PM

Foto: Bruno Levy/CadaMinuto

Viatura da Polícia Militar

Leandro da Silva Barbosa, de 21 anos, foi preso após tentar estuprar sua cunhada. O fato ocorreu em Palmeira dos Índios, na noite deste sábado (27).

Segundo a Polícia Militar, a vítima, de 22 anos, após sofrer a agressão foi a sede do Batalhão da PM para denunciar o cunhado. A mulher contou para a polícia que o homem a agrediu, rasgou sua roupa e tentou estuprá-la. Imediatamente, os policiais foram ao Sítio Mata Verde onde localizaram o acusado.

Ele foi conduzido a 5ª Delegacia Regional de Polícia e autuado.


Postado em 28/08/2016 às 10:10 0

Menores são presos com drogas e armas em Viçosa


Por Redação com Ascom PM

Crédito: Ascom PM

Material apreendido

Três menores foram presos acusados de tráfico de drogas, neste sábado (27), em Viçosa. Com eles, a Polícia Militar encontrou uma grande quantidade em drogas e armas.

Após receber uma denúncia através do 181 informando que um indivíduo estaria traficando drogas em sua residência, o Pelotão de Operações Especiais (PELOPES) e do Grupamento de Polícia Militar (GPM) de Viçosa, foram até o local para apurar a denúncia. No local, três adolescentes foram encontrados com uma espingarda calibre 12, um revólver calibre 38, doze munições calibre 38, 185 bombinhas de maconha, 164 pedras de crack e um celular.

Os acusados e o material apreendido foram levados para a Delegacia Regional para realizar procedimentos legais.


Postado em 28/08/2016 às 09:36 0

Jovem é assassinado a tiros em Penedo


Por Redação

Cadaminuto - Arquivo

A vitura do IML esteve no local

Um jovem foi assassinado a tiros, neste sábado (27), no município de Penedo. O crime foi registrado pela Polícia Militar que fez rondas no local para encontrar o suspeito do homicídio, mas ninguém foi preso.

Keveny Conceição Pereira, de 25 anos, foi brutalmente assassinado próximo a rua Arizona. Segundo informações de testemunhas, ele foi atingido por cinco tiros, e antes de receber atendimento médico, veio a óbito no local.

O Instituto Médico Legal (IML) e o Instituto de Criminalística (IC), esteve no local para realizar os procedimentos legais e recolher o corpo do jovem.


Postado em 28/08/2016 às 09:36 0

Rui presta solidariedade à líder acusado por Cícero Almeida

Chamado de vagabundo por Almeida, Júnior Nogueira recebeu apoio do prefeito


Por Redação

Foto: Assessoria

A polêmica envolvendo o líder comunitário da “Grota do Cigano”, Junior Nogueira e o deputado federal, Cícero Almeida, ganhou mais um personagem. O atual prefeito e candidato a reeleição, Rui Palmeira prestou apoio ao representante da comunidade, durante visita à região.

Há cerca de 15 dias, Júnior denunciou à Polícia Federal o deputado Cícero Almeida (PMDB), candidato a prefeito, por crime de difamação. Segundo Júnior, as “agressões” sofridas foram porque ele apoia a reeleição de Rui.

Ao lado do vice-prefeito Marcelo Palmeira (PP), do vereador Kelmann Vieira (PSDB) e de Júnior Nogueira, Rui Palmeira disse na Grota do Cigano que estava ali para prestar solidariedade ao líder comunitário. “Júnior é um homem de bem, um trabalhador, e foi atacado de forma covarde. Quem atacou Júnior está acostumado a trair quem lhe dá a mão. Maceió precisa de um gestor que tenha firmeza para trabalhar e não destempero para bater boca”, enfatizou o tucano.

O prefeito também se disse solidário aos moradores da comunidade. Segundo ele, qualquer político que for ali para desqualificar as lideranças do lugar está desrespeitando os moradores. “Eu respeito todas as lideranças, independente se votam ou não comigo”, reforçou Rui Palmeira, que também fez uma prestação de contas dos serviços que levou para a Grota do Cigano e Aldeia do Índio em sua gestão.

Denúncia – Na queixa prestada à Polícia Federal, Júnior Nogueira disse que além de ter lhe chamado de vagabundo, Almeida teria "inventado" que o seu pai contou a ele que o filho era traficante e liderava uma gangue na Grota do Cigano. "Por causa dessa história o meu pai, um homem de 83 anos, foi parar na emergência", afirmou Júnior, assegurando que não há nenhum registro policial envolvendo o seu nome e quer que Cícero Almeida se retrate publicamente. A versão do candidato Cícero Almeida é que Júnior teria dito que o receberia à bala. O líder comunitário desmente essa história e reafirma que a irritação do deputado foi por saber que apoia Rui Palmeira.

 


Postado em 28/08/2016 às 09:12 0

Homem é preso acusado de estuprar enteada


Por Redação*

Crédito: Já é notícia

José Gregório da Silva Júnior

José Gregório da Silva Júnior, de 37 anos, foi preso neste sábado (27), acusado de abusar sexualmente da enteada, de 9 anos. O crime foi denunciado no município de São Miguel dos Campos, no Conjunto Hélio Japonas II.

Segundo relato da equipe da Rocam, a polícia foi chamada para o local para apurar o caso. Ao chegar à residência da menina, a mãe e a criança confirmaram a versão e contaram como ocorreu o crime.

Imediatamente, os policiais prenderam José Gregório e o conduziram para a Delegacia, onde ele foi autuado por estupro de vulnerável.

 

 

Com Já é notícia*


Postado em 28/08/2016 às 08:54 0

Criminosos invadem casa e roubam eletrodomésticos


Por Redação

Divulgação

Polícia Militar

Neste sábado (27), um grupo de assaltantes invadiu uma residência e roubou objetos eletrodomésticos e outros utensílios. O crime aconteceu na Massagueira, no município de Marechal Deodoro.

Os criminosos furtaram um aparelho de TV, um botijão de gás, um colete salva-vidas, uma churrasqueira, uma bomba hidráulica, um cortador de grama, uma bomba portátil para lavagem de veículos e um aparelho de som.

A equipe da 5ª Cia esteve no local para registrar a ocorrência e fazer rondas pela área, mas não conseguiu encontrar os criminosos.

 


Postado em 27/08/2016 às 09:10 0

Alunos da Ufal são assaltados em transporte coletivo


Por Guilherme Carvalho Filho*

Ilustração

Dois homens, ainda não identificados pela Polícia, assaltaram, na noite de ontem (26), nas imediações do Residencial Agreste, no município de Arapiraca, em Alagoas, um transporte coletivo. A informação é do 3º Batalhão (BPM).

Segundo o relatório emitido pela unidade operacional, alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) eram os passageiros do ônibus. De acordo com as vítimas, os criminosos anunciaram o crime nas imediações de residencial.

Cerca de 13 estudantes tiveram seus celulares e bolsas levados pela dupla. Equipes da Rádio Patrulha fizeram diligências na região, sem êxito.

Quem tiver informações sobre o paradeiro dos criminosos pode entrar em contato com o disque-denúncia da Secretaria de Segurança Pública (SSP), o 181. O sigilo é garantido.

*Estagiário


Postado em 27/08/2016 às 08:49 0

Trio é preso após assaltos em Santa Luzia do Norte


Por Redação

Suspeitos de roubo no município de Santa Luzia do Norte, região metropolitana de Maceió, dois homens e um adolescente de 16 anos foram conduzidos, na noite dessa sexta-feira (26), à Central de Flagrantes I, na capital alagoana.

Segundo o relatório do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp), no momento da abordagem os rapazes estavam numa motocicleta de cor vermelha e placas OHI-7032/AL, com queixa de roubo. Eles tentaram fugir quando avistaram a guarnição do 8º Batalhão,

Um simulacro de arma de fogo, celulares, corrente de prata e um relógio foram apreendidos pela Polícia Militar de Alagoas.

Os maiores foram autuados por roubo qualificado, receptação e corrupção de menores. Já contra o adolescente foi confeccionado um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC), por roubo.


Postado em 27/08/2016 às 08:42 0

Foragido da Justiça de Mato Grosso é preso em AL


Por Redação, com assessoria

PC/AL

Homem será transferido para Mato Grosso

A assessoria de comunicação da Polícia Civil de Alagoas informou que nessa sexta-feira (26), agentes da Delegacia de Teotônio Vilela, em Alagoas, prenderam um homem suspeito de receptação de produtos roubados.

José Simão Santos Almeida foi autuado e, em levantamento realizado naquela distrital, foi descoberto que ele tem mandado de prisão em aberto na comarca de Sapezal, no estado  do Mato Grosso.

O delegado explicou que manteve contatos com o Judiciário matogrossense e deu cumprimento ao mandado de prisão existente naquele estado.

Segundo foi apurado, José Simão estava cumprindo pena em regime aberto, mas deixou de comparecer em juízo, tendo sido decretada sua prisão e regressão para o regime fechado em maio deste ano.

Ele está sob responsabilidade da Justiça alagoana, até sua transferência para o Mato Grosso.