João Kepler
João Kepler

Um dos palestrantes mais requisitados e elogiados do Brasil, reconhecido como o mais sintonizado com a Inovação, com a Convergêngia Digital e com os desafios empresariais da atualidade; Especialista em Vendas, e-commerce, Marketing, Empreendedorismo e Varejo; Empreendedor Serial; Brand Evangelist; Pensador; Escritor, autor entre outros títulos, [O Vendedor na Era Digital], [Vendas 3.0] e [Vendas & Atendimento]; Colunista de vários Portais no Brasil; Investidor Anjo membro da @AnjosDoBrasil; Finalista do prêmio Spark Awards da Microsoft como Investidor Anjo do Ano 2013 e 2014; Associado e Mentor na @SeedInvestimentos; Mentor e cotista nas Aceleradoras @StartYouUp e @85Labs; Premiado como um dos maiores Incentivadores do ecossistema Empreendedor no Brasil em 2013 e 2014. CEO da @PlataformaSDI uma das melhores Plataformas B2B de Event Ticketing no modelo SaaS no Brasil; Espalhador de Ideias Digitais e Melhores Práticas em Negócios.

Postado em 28/06/2015 às 08:11 por João Kepler em João Kepler 0

As 20 razões para o insucesso




Por João Kepler

Estamos muito acostumados e ler e ouvir dicas e fórmulas para atingir o sucesso. Se alcançá-lo fosse assim tão fácil, todas as pessoas o atingiriam na vida. Claro que o sucesso é uma questão relativa, de perspectiva, e não diz respeito somente a dinheiro. O que é sucesso para um pode não ser para outro. Esse é o ponto. Então, para começar, reflita: qual é a sua medida de sucesso? Qual é o seu limite? O que é chegar lá para você?

Pensando nesse aspecto de servir para qualquer medida de sucesso, fiz um resumo baseado na minha experiência, no estilo “Ah, se eu soubesse”, do que você NÃO deveria fazer na jornada para alcançar o sucesso almejado. São 20 razões, se possível leia todas:

 

1 - Deixar passar as oportunidades

As oportunidades aparecem para quem aparece para elas. Se você não se colocar à disposição e abrir os olhos para isso, as chances podem passar. É claro que para alguns menos favorecidos, as oportunidades e as chances são muito menores, mas os que conseguiram driblar as barreiras que a vida impôs têm em comum os seguintes características: olhar para fora do seu ambiente, ser incomodado, ter criatividade e, em alguns casos, ter estudado muito. A partir disso, começaram a fazer seu próprio caminho e criaram as oportunidades para conquistar o sucesso deles.  

O simples fato de que você está lendo este artigo, já coloca você em um grupo privilegiado de pessoas com oportunidades ilimitadas para criar uma vida bem sucedida (na sua medida). Se você sempre arruma culpados para sua falta de oportunidade ou transforma as oportunidades em dificuldades, então você está criando suas próprias barreiras, desculpas e, claro, criando mais uma razão para o seu insucesso. Você não tem noção do que é capaz de fazer, até tentar.

2 - Deixar que seus medos sejam maiores que seus sonhos

Eu arriscaria dizer que os medos são os maiores sabotadores do seu sucesso. O medo que impede de alcançar um sucesso extraordinário é o medo do fracasso. Parece paradoxal e até mesmo sem sentido, mas as pessoas não tentam grandes coisas na vida por medo de falharem. Não tentar já é um grande fracasso! Os grandes vencedores de hoje, já falharam várias vezes!

Há ainda o medo do sucesso. Este é até compreensível quando reflete algum tipo de mudança radical. Qualquer decisão que tome vai sim mudar pontos importantes de sua vida, seus valores, suas perspectivas, seu estilo de vida, suas atitudes e até seu ciclo de amizades, mas não deixe que o medo de perder seja maior que sua vontade de ganhar. Se o medo não for controlado em ambos os sentidos, vai ser um inibidor do seu sucesso. 

3 - Deixar se contaminar por más influências

Com quem você se relaciona? Vencedores ou perdedores? Clichê básico: diga com quem andas que direi quem és. Muitas pessoas sofrem por estarem em grupos com pares errados. Há um "conforto perverso" em andar com outros do mesmo nível, mas não é bom se associar com pessoas perdedoras até no modo de pensar, aquelas que culpam o mundo, que afirmam que existe escassez ou que adotaram o pensamento de grupo social de mediocridade.

Se você estiver realmente determinado a criar uma vida bem sucedida, então você terá que aprender a escolher a dedo seus parceiros. Ouvir os mesmos conselhos lhe levará aos mesmos resultados. Referências diminuídas farão você permanecer habitando neste mesmo mundo que lhe foi apresentado por um passado qualquer.

4 - Não aprender com os erros

As pessoas bem sucedidas na vida aprendem com os seus erros e também com os erros dos outros. O que os vencedores têm em comum é a persistência, que é não desistir a cada queda ou a cada erro, recomeçar sempre buscando a melhoria contínua, corrigindo os erros anteriores e o rumos.

Por outro lado, ser insistente é um dos fatores que levam a pessoa a não prosperar, elas estão sempre tentando e tentando, mas com uma diferença: cometem os mesmo erros de sempre, sem aprendem com eles.

5 - Lutar com as próprias forças, sem fé e sem crenças

Nenhum ser humano sobrevive sem nenhuma fé ou crença, até mesmo os ateus têm suas próprias definições. Mas muito cuidado com o que você acredita para não se tornar escravo e com visão limitada. Você vai precisar de crenças sim, crenças em você inclusive, como: se conhecer melhor, entender os movimentos da vida e saber sua medida de sucesso. Se preocupar somente com a saúde do corpo e esquecer da alma é um hábito pra lá de perverso. A falta de fé na vida torna a pessoa insensível e isso pode cegar e fazer você derrapar no seu caminho para o sucesso.

6 - Não ser educado e parar de aprender

A educação no sentido formal, mesmo com todos seus defeitos, ainda é uma grande base para muitas coisas na vida. Vivemos tempos em que os jovens não se fixam em nada e isso é mau, porque os torna superficiais. Lógico que o ensino tradicional não é a única condição para o sucesso. Há casos e pessoas de sucesso que não completaram o ensino superior e, por outro lado, PhDs das universidades mais renomadas do mundo que, ainda assim, não conseguem o sucesso que sempre sonharam. O que quero afirmar é que ter educação formal não garante nada, mas te ajuda muito a pavimentar a jornada.

O aprendizado é um processo contínuo, as pessoas inteligentes estão cheias de dúvidas e vivem aprendendo. Uma maneira de fazer isso é fazer o que você já está fazendo agora: lendo. Se não investir seu tempo e dinheiro para obter educação, mesmo que complementar e conhecimento focado, vai perder tempo. Aquele que não aprender nos livros, vai aprender com as porradas da vida.

Perceba que a maioria das pessoas de insucesso pensam que já sabem de tudo, são cheias de ego, gastam dinheiro em coisas supérfluas e perdem tempo com coisas que não agregam valor para o sucesso delas. "Burro" não é aquele que não sabe, burro é aquele que pensa que sabe tudo ou não quer aprender.

7 - Não ter nenhuma determinação

Coragem, iniciativa, persistência, resiliência e disciplina são os principais atributos de uma atitude vencedora. Assim, você já sabe de antemão o que precisa ter para embarcar nesta jornada para a criação do seu sucesso e, acredite, esse equilíbrio será muito testado. As pessoas que que não conseguem o seu sucesso é porque não trabalham esses atributos. A determinação é o que você vai precisar quando estiver em momentos que nada parece estar dando certo com os seus planos. Fique parado e não tenha atitudes firmes e, assim, seus resultados serão frutos proporcionais à sua falta de determinação.

8 - Não ter ideais claros

Muitos sabem o que não querem, poucos sabem exatamente o que querem. Seus ideais não estão claramente definidos. Todos nós podemos dizer que queremos ser ou ter sucesso, mas experimente perguntar o que isso significa. A verdade é que não serão capazes de explicar com toda exatidão.

Ideais indefinidos são intangíveis que raramente ou quase nunca, se tornam tangíveis. A afirmação simplista de "eu quero ser bem sucedido" não é mais significativa do que "eu quero ter um bom carro". Pensamento não trabalhado e confuso produz resultados que podem induzir ao imediatismo ou ao erro.

Não ser claro sobre o que você deseja, não ter um propósito e não ter causas para lutar tornam sua vida sem rumo e até sem esperanças, o que contribui incisivamente para o insucesso.

9 - Não se adaptar às mudanças

Existe uma outra certeza na vida além da morte, a mudança. Portanto, entender, aceitar e conviver com isso é um dos segredos das pessoas vencedoras. Claro que mudanças, principalmente para a pior, são terríveis de assimilar, de enfrentar, mas muitas vezes não adianta brigar com o tema, pois isso só vai te deixar mais triste e desgastado. 

Como a mudança é inevitável nas nossas vidas, não saber negociar, deixar o tempo passar, não se adaptar a ela e, até mesmo, tirar proveito de alguma forma da mudança pode desfocar o alvo rumo ao objetivo principal, mas, mais do que isso, pode te derrubar.

10 - Não ter paixão pelo que faz

A pessoa de meias vontades simplesmente não têm vontade suficiente para ter sucesso. Querer sucesso não é suficiente, você tem que ter um desejo ardente, uma paixão. Além disso, é preciso ter a energia necessária para levar adiante as coisas desde o começo até o fim.

As pessoas bem sucedidas são apaixonadas. Nunca deixam ninguém desanimá-las com o negativo ou palavras de cautela ou mesmo de qualquer dúvida razoável. O malefício de não amar o que faz é o começo de uma morte anunciada, o insucesso. Uma vida sem paixão não é uma vida, é apenas uma existência.

11 - Não enxergar as coisas pelo lado positivo

As pessoas que só enxergam o lado negativo das coisas são aquelas que lêem um artigo ou assistem uma palestra, por exemplo, e ao invés de se inspirarem ou verem o que podem tirar de produtivo para sua vida, ficam criticando, encontrado defeito no autor ou no palestrante. Os vencedores sabem que devem ficar longe de pessoas negativas, porque elas sempre vão encontrar um problema para cada solução.

Os olhos enxergam aquilo que o coração está cheio. Portanto, cuidado para ver e não enxergar as coisas boas da vida. Quem só consegue se preocupar com o negativo, termina se isolando e não desfrutando das boas companhias e oportunidades que podem te ajudar a chegar ao sucesso. Pior do que isso, aquilo que te incomoda e te preocupa, vai consumir sua mente e guiar suas decisões.

12 - Fazer somente o que foi demandado

Muitas pessoas limitam-se a fazer aquilo que é sua obrigação. Muitos acham que fazer o que se pede ou o que já faz é o suficiente para crescer na vida ou se manter no trabalho. Na verdade essas pessoas são apenas ordinárias (no bom sentido). Para ter sucesso é preciso ser extraordinário, ou seja, fazer mais do que foi demando ou solicitado. Mas, como? É preciso surpreender entregando sempre mais ou o dobro, sem esperar nada em troca.

13 - Se preocupar com o que os outros pensam

A opinião alheia é sempre importante e serve de termômetro para suas atividades e sua relevância. Mas as pessoas de sucesso procuram, além de separar as críticas em construtivas e destrutivas, separar também as pessoas. Ou seja, a chave do sucesso é desviar dessas "antas" e a chave da felicidade é se afastar dos "idiotas". Um ponto os vencedores têm em comum neste quesito, que é saber que só existe uma coisa incontestável que faz as pessoas mudarem o que pensam e a opinião sobre eles: resultados.  

Só quem não entrega resultado é que fica batendo boca e rebatendo os haters e os losers que passam nas nossas vidas. Até porque você nunca será unanimidade, seja para o lado bom ou ruim. Como sempre digo, argumente apenas com interessados, pois com os amigos você não precisa e com os inimigos, as antas e os idiotas, não adianta.  

14 - Ser incoerente

Incoerência é muito comum. As pessoas de sucesso se preocupam com falar uma coisa e fazer o que fala. Elas sabem que exemplo é igual a mouse, se arrasta.

A incoerência pode te levar ao fracasso, como por exemplo: querer emagrecer, mas comendo em excesso; reclamar que jogam lixo na rua, mas você também joga; criticar os outros, cometendo o mesmo erro; manter parceiros, pisando; pedir sinceridade, mentindo; Exigir lealdade, traindo e por aí vai.

15 - Não fazer por merecer

Todos nós merecemos conseguir as coisas que queremos da vida, mas merecer nem sempre significa que você vai conseguir. Você tem que merecer, mais ainda, tem que fazer pra merecer. As pessoas de sucesso trabalham muito duro para atingir suas metas, até mesmo aquelas que já conseguiram fazer o dinheiro trabalhar para elas. E você? Merece ter sucesso com as atitudes que tem hoje?

Cuidado com os seus "se". Os fracassados ficam apenas no "se acontecesse isso ou aquilo", apenas esperando, desejando, pensando e fantasiando, sem atitude concreta, sem andar um passo a cada dia e sem um trabalho efetivo em qualquer condição. Então, nessas condições, você vai ficar na rabeta, ainda bem longe do seu objetivo, e claro, sem fazer por merecer.

16 - Não planejar o jogo

Como você pode esperar para ganhar o jogo se você não conhece o adversário, não treina ou não tem nenhum plano para fazer gols? A maioria das pessoas de sucesso consegue planejar todo o cenário, olha o tabuleiro do xadrez de cima antes de cada mexida, são rápidas, olham a frente do tempo e principalmente sabem ajustar o rumo baseado em uma linha do tempo. Usam como apoio ferramentas e métodos simples como: [Swot], [Why vs. What e How], [Hell, Heaven e How To], [Canvas], entre outros, não apenas como um bloco de anotações para suas ideias, mas para que seus negócios façam sentido, formem um ciclo e um processo com certa lógica, mas independente disso, sabem onde querem chegar.

Todo mundo tem sonhos e desejos, mas dá trabalho planejar isso. O problema é que nem todo mundo faz o que é necessário para cumprir esses sonhos e desejos. Não ter o jogo planejado e se aventurar a jogar, sem treinar e até mesmo sem um alongamento prévio, pode fazer com que você tenha cãimbras ao longo do tempo e te tire definitivamente do jogo.

17 - Derrotismo

Se você não quer ter sucesso, outro passo firme é ficar se fazendo de vítima, de coitado, por um problema que aconteceu. Pior do que isso, desistir de ser feliz, trabalhar apenas para sobreviver sem nenhuma perspectiva de nada. De casa para o trabalho e do trabalho para casa. O tempo vai passando e você vai ficando insensível depois de um tempo e não liga mais para nada, contanto que tenha onde comer e dormir.

Portanto, o pior erro é se juntar com outras pessoas nesta mesma vibe negativa e ficar reclamando de como a vida poderia ser melhor. É como um vírus que se espalha e vai te contaminando cada vez mais. É preciso evitar isso, e o pior, isso pega! Se você vive ouvindo, falando e lendo pessoas que se fazem de vítima, que só reclamam, você vai se tornar uma delas.

18 - Nenhuma ação

Por incrível que pareça, a razão pela qual a maioria das pessoas não consegue seu sucesso é simplesmente porque não fazem nada sobre isso. As pessoas fazem todos os tipos de coisas e estão muito ocupadas fazendo e pensando em outras prioridades e, claro, não têm tempo para examinar porque eles estão fazendo o que estão fazendo. Pare e olhe ao seu redor: você vai ver muita ação frenética, sem qualquer propósito aparente. Pense por um minuto e se pergunte: "Por que estou fazendo as coisas que eu faço? Para que finalidade? Para quê? Por quê? Qual o propósito? Qual é exatamente a minha intenção em fazer o que eu faço diariamente em busca dos meus sonhos?".

Assumindo, por um momento, que você tenha o desejo de criar uma vida bem sucedida e já tenha um propósito definido, pergunto: você está trabalhando nas ações que são fundamentais para criar os resultados que gostaria de ter em sua vida? Não? Então, pode adiar seus sonhos de sucesso.

19 - Se abater com o "não"

Um "não" é sempre ruim de receber, mas aprender como nosso cérebro reage a este “não” é uma grande ferramenta de engrandecimento e aperfeiçoamento pessoal usada pelos vencedores.

Normalmente quando um "não" acontece ficamos tristes, muitas vezes até agressivos ou deixamos claro que não aceitamos, ou seja, não assumimos ou incorporamos o "não", até mesmo quando ele é inevitável. Acontece que para ser vencedor e ter sucesso, é preciso absorver o “não”, saber discernir o seu motivo e seguir em frente.

20 - Dinheiro não é importante

Essa é uma importante razão para o insucesso. As pessoas às vezes perdem a referência e se acomodam achando que o que têm é suficiente ou que o dinheiro não é o mais importante. O dinheiro sempre vai ser importante, ele te permite vôos maiores, tranquilidade e experiências diferentes na sua vida, como cultura e viagens, por exemplo. Quem não almeja isso, não é ambicioso (no bom sentido) e, portanto, pode não conseguir a tranquilidade e a satisfação financeira. Até quem não vive em função do dinheiro precisa dele para conseguir emplacar seus projetos. 

Concordo que não devemos viver escravizados pelo dinheiro, mas devemos usá-lo para comprar experiências que vão nos deixar felizes e satisfeitos, afinal, todos nós temos prioridades na vida. Se o dinheiro não estiver entre essas prioridades, simplesmente vai ficar mais difícil tê-lo. E não, não estou falando de desejar só ter dinheiro, mas mentalizar e trabalhar duro para conseguir.  Sei que as pessoas de sucesso não fazem o que fazem somente pelo dinheiro, fazem porque gostam, porém, elas, da mesma forma, não podem viver sem o dinheiro. 

 

É claro que existem outros fatores e razões para o insucesso, como não ser detalhista, desistir ou achar que o sucesso depende da sorte, por exemplo, mas procurei resumir o que entendi como mais relevante para mim. Espero que tenha ajudado e contribuído para o seu sucesso, seja ele qual for. Anote todos esses pontos e reflita honestamente se você está fazendo errado. Se sim, mude agora! Porque pode ser uma dessas razões ou um conjunto delas que impedem o seu êxito ou o seu sucesso. Mas se todas essas razões não fizerem nenhum sentido para você, que bom, pelo menos vão fazer a sua mente ficar mais forte e protegida para manter o seu sucesso ou criar o que você deseja.


Deixe seu comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.